sábado, outubro 28, 2006

Crónica 8ª Jornada - "Back To The Future, parte III!"


Já todos vimos este filme! Este clássico fez-nos regressar aos míticos anos 90. “Caldinho cozinhado” na véspera, um ambiente aterrador com constantes insultos em coro, uma mentalidadezinha patética do triste comandante da nau benfiquista, e nem faltou a típica arbitragem azul… tão habilidosa e vergonhosa, com decisão nos momentos capitais! Parabéns ao senhor Lucílio Baptista que conseguiu, hoje, aquilo que todos esperávamos.
Não foi pelo árbitro que o Benfica perdeu, coisa que raramente digo, mas a insistente “lenga-lenga” de décadas do Futebol Português continua a enojar.

Reafirmo o que tenho vindo a dizer ao longo deste espaço de crónicas: até quando vamos ter que levar com este Benfica que não ganha a ninguém e que claudica sempre nos momentos decisivos? É preciso um treinador com coragem e que incuta uma mentalidade ganhadora consistente e constante, que seja capaz de ir contra tudo e contra todos.
O escalonamento da equipa voltou a ter falhas comprometedoras que resultaram em dois golos do adversário. A aposta em Paulo Jorge revelou-se uma catástrofe e só com as mudanças na 2ª parte o Benfica existiu em campo. Nuno Assis e Mantorras foram fundamentais no “acordar” do Benfica mas mais uma vez a 3ª substituição – numa altura onde era importante refrescar a equipa – foi “para o galheiro”… não consigo entender porque Fernando Santos não faz, sistematicamente, as 3 alterações a que tem direito.

É inadmissível que o Benfica tenha perdido a serenidade em 15+5 minutos, que resultaram na obtenção dos golos do adversário – o 2º escandalosamente precedido de uma falta sobre Petit não assinalada.
Estou extremamente desiludido pelo facto dos fabulosos 45 minutos da 2ª parte, por parte do Benfica, não terem conseguido garantir pelo menos 1 ponto. A mentalidade fraca é isso mesmo, perder quando a vitória estava facilmente ao nosso alcance: característica cada vez mais comum neste Benfica 2006/07 de Fernando Santos!
Foi delirante ver o Dragão cheio de portistas a roerem as unhas e completamente no desespero depois dos golos do Benfica – as imagens da SportTV bem os mostraram, não vale a pena contrariar. Custa muito perder 3 pontos no último minuto (1 para o Benfica e menos 2 do adversário)!


Não podemos esquecer, também, que a prestação dos guarda-redes teve carácter decisório no desenrolar do jogo. Hélton defendeu quase tudo de forma brilhante enquanto que Quim tem responsabilidades em todos os golos.
Atenção que dizer que o Quim tem responsabilidades não é a mesma coisa que dizer que é inteiramente culpado – ele que até tem estado muito bem nesta época. Em todos os golos o Quim parece-me muito preso e demora uma eternidade a fazer-se aos lances.
No 1º golo é difícil fazer mais mas fica aquela sensação de lentidão, no 2º – apesar de ser uma execução fantástica – há claras culpas, num remate sem qualquer desvio de trajectória... parece-me que ele pensou que a bola ia para fora, e no 3º não pode ficar especado perante um cabeceamento feito na pequena-área!

Deixo, ainda, mais um destaque para o péssimo jogo defensivo de Nélson – tem alguma desculpa pelo facto do adversário ser alguém com o talento de Quaresma –, para mais uma estupenda partida do Simão – que “destruiu” Fucile –, e também para a sólida presença do grego Katsouranis. Achei os centrais muito “aos papéis”!
Kikín continua a ser uma desilusão mas como é alguém que vem para um país diferente, e emigra pela primeira vez, terá o meu benefício da dúvida durante toda esta época. Espero não me desiludir com o mexicano!

Poderia felicitar o adversário mas quem, em mais de 90 minutos de forma imutável, insulta a minha equipa, nunca exultando os seus golos e nem mesmo a vitória, não merece, sequer, respeito quanto mais uma felicitação.
O Campeonato, com as vicissitudes que todos conhecemos, ficou hoje praticamente decidido e a responsabilidade não é, certamente, dos sócios do clube! Algo tem de mudar. Não podemos ter sempre esta desilusão monstruosa e crónica, depois de ver uma partida do Benfica!


NDR: Para o atrasado mental que serviu como uma espécie de comentador portista na SportTV: há que aprender as regras do Futebol e tirar as palas! Alguém que lhe diga que a entrada do Katsouranis, que infelizmente lesiona o Anderson, é feita primeiramente na bola. As imagens são bem claras!
Para aqueles que se indignam com o “assassino”, “criminoso”, “sarrafeiro”, “caceteiro”, etc… Katsouranis aconselho que façam uma análise à entrada faltosa do Fucile sobre o Nuno Assis ou que recordem o que disseram da entrada por trás – portanto bem mais grave – de Sandro Gaúcho, em Belém, sobre o Nuno Gomes que até foi dentro da área. Onde fica a coerência?

Então e se a lesão do miúdo foi tão grave, uma fractura do perónio, como é possível o jogador ter entrado em campo e continuado a agravar a sua condição física? E como é possível que tenha sido diagnosticado uma entorse no dia de ontem e agora já há uma clara fractura?
Pelos vistos não é só o Departamento Médico do Benfica que é incompetente!

Parabéns, também, à SportTV pelo facto de ter mais de 20 câmaras no Estádio do Dragão mas nunca mostrar as repetições dos lances duvidosos mais complicados. Tudo começou naquela não-falta de Léo sobre Quaresma, aos 7 minutos.

Ficha de Jogo:

8ª Jornada da Liga BWin

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

FC PORTO – Helton; Fucile, Pepe, Bruno Alves e Cech; Paulo Assunção (Bruno Moraes, 83 m); Lucho González e Anderson (Raul Meireles, 30 m); Ricardo Quaresma (Tarik, 74 m), Hélder Postiga e Lisandro López.

SL BENFICA – Quim; Nélson, Luisão, Ricardo Rocha e Léo; Paulo Jorge (Nuno Assis, 54 m), Katsouranis, Petit e Simão; Kikin Fonseca (Mantorras, 62 m) e Nuno Gomes.

Disciplina: Amarelo a Fucile (77 m) e Paulo Assunção (80 m).

Golos: 1-0, Lisandro (12 m); 2-0, Quaresma (20 m); 2-1, Katsouranis (63 m); 2-2, Nuno Gomes (82 m); 3-2, Bruno Moraes (90+2 m);

#Fotos: AFP-Getty Images

#adicionado a
Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o
Encarnados