segunda-feira, novembro 29, 2004

Clique para ver o texto integral.


Um dos vossos adeptos faleceu enquanto vocês fingiam que dignificavam a camisola encarnada que vestiam. Mais uma vez deixaram mal todos aqueles que torciam pelo clube via televisão e especialmente todos aqueles que viajaram até à cidade onde jogaram. Mesmo que para isso façam esforços financeiros, logísticos e até abdiquem de um domingo em família ou comodamente em casa.
Se olhassem para o topo do estádio que não estava fechado, lá estávamos nós a cantar, a puxar, a incentivar. Longe de casa, ao frio e com o nosso dinheiro.
A meio da primeira parte um adepto que estava ali por vós morreu. Todo o estádio percebeu, até uma ambulância entrou perto da baliza.
Não vimos nenhum elemento ir lá saber o que se passava. E muito mais grave, acabou o jogo e não foram capazes de ir lá mostrar um agradecimento, mostrar preocupação com o que se podia ter passado com um adepto vosso. Nada! Viraram costas e foram para o quentinho do duche.
São tristes.

(este texto é do João Gonsalves, do terceiroanel, texto que eu não acrescento uma virgula.)

Estaremos sem escrever posts esta semana.
___________________________________________________
Prezado Sr. ----- (RedCell):
Recebemos o seu mail que agradecemos.
Sobre o assunto abordado, informamos que estamos em contacto permanente com a Família do malogrado sócio do nosso Clube, cujo funeral se realizará amanhã às 14 horas, da igreja de Marvila, para o cemitério do Alto de S.João, onde o Sport Lisboa e Benfica estará presente.
Saudações Benfiquistas. 
Gabinete da Presidência

Esta foi a resposta do meu Grandioso Clube. É aqui que se vê quem é realmente grande. Obrigado SL. BENFICA, fui abaixo mas não caí.

Derrota em varios sentidos.


A equipa mereceu a derrota, os adeptos não. Mais uma vez, não merecem a camisola que vestem e isto pode parecer um pouco demais, que sou um mau adepto como já me chamaram, mas não me importo que me o digam. Desde que se lembrem-se de chamar ao árbitro, mau árbitro, ao dirigente do clube, mau dirigente e ao jogador, mau jogador.
PS: Manuel Fernades, isto não é para ti. Tu és grande, muito grande.

sexta-feira, novembro 26, 2004

SLB/ Dínamo Zagreb - Um sono do caraças.


No jogo entre o Benfica e o Dínamo de Zagreb, a contar para a 3ª ronda da taça UEFA, o Benfica entrou bem e marcou cedo.
Sokota (o traidor da pátria), finalizou de cabeça a centro de Simão. Depois, zzzz, ân? O Simão marca o segundo de pénalti, com direito a repetição e tudo. A seguir, zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. Na segunda 2ª parte, zzzzzzzzzzzzzz, o Trap tenta fazer omeletes sem ovos com a entrada de Dos Santos para extremo esquerdo,zzzzzz. A finalizar a partida Simão ainda falha o 3º numa atitude bastante displicente. Bolas, que estes croatas eram bem mansos. Adeptos como aqueles (os de Zagreb) é que não existem muitos, os manos cantaram até à exaustão, com uma grande atitude mostraram a muito bom ULTRA o que é saber estar no Futebol.
Ps: Parabéns ao Sporting que foram espetar 4 bombocas a outros mansos, estes da Geórgia.

Classificação do grupo G
Estugarda - J. 3 - Pts. 6
Benfica - J 3 - Pts. 6
D. Zagreb - J 2 - Pts. 3
Heerenveen - J 2 - Pts. 3
Beveren - J 2 - Pts. 0

quinta-feira, novembro 25, 2004

Agora somos nós!!!


Ás 20 horas, vamos jogar com o Dinamo de Zabreb, equipa que não atravessa um bom periodo como explico no post abaixo, a penultima partida do grupo. Jogo que pode defenir já a passagem. Definam-na e definam-se. E já que estou a pedir, por favor joguem a 2ª parte também, nem que seja por respeito aos sócios.

segunda-feira, novembro 22, 2004

Dinamo de Zagreb a ferro-e-fogo


O nosso próximo adversário na UEFA, o Dinamo de Zabreb, está a passar uma fase interna bastante má. Para além de não ganhar fora desde Junho de 2004 para a liga local, os adeptos também não estão a ajudar em nada.
Zahora, ponta-de-lança do Zabreb, foi agredido ante-ontem ao para num sinal vermelho por "ultra do BBB", horas depois do jogo da ultíma jornada. Ao que tudo indica, a derrota em Rijeka e a má prestação do jogador serviu como desculpa para a agressão.
Como desculpa leva a desculpa, também o Nenad Gracan (treinador) resolveu dar uma ajuda a este momento menos bom e demitiu-se. Quem fica com a equipa é Duro Bago, o adjunto e já saltaram nomes nos jornais para ocupar o lugar deixado vago por Gracan. O mais falado é Otto Baric, ex-selecionador e director desportivo do Zagreb, que veio espiar o Benfica-Rio Ave.

Não aceito uma derrota, empate ou vitória "poupadinha" frente ao Zagreb.

Faltou a luz?


Confesso que não estava à espera que o Benfica marcasse passo com o Rio Ave, então depois de estar a ganhar por 2-0 e por 3-1 apetece procurar culpados. Mas não o vou fazer. Esta economia só poderá ser discutida após o jogo com o Zagreb, num plano semanal, como o Trappatini encarou o jogo da Superliga.

É dificil de perdoar este empate depois de ver o Sporting ir a Aveiro empatar a 2 e um Porto a comer aquele prato que nós comemos a dia 17 de Outubro, por falar nisso, soube bem?

PS: Se o SL.Benfica não ganhar ao Dinamo de Zabreb direi tudo o que me apetece dizer deste jogo e do da UEFA. Tipo 2 em 1. Para já, desculpavel pelo plantel curto que o clube tem....é a gestão, não dá pra tudo!

sexta-feira, novembro 19, 2004

João Vieira Pinto e Benfica


João Pinto alega que o Sport Lisboa e Benfica lhe deve 100 mil Euros, da altura em que Vale e Azevedo rescindiu contracto. Como garantia para pagar a divida, JVP quer o autocarro do Clube em falta penhorado.



Acho que o João Pinto tem todo o direito, caso se verifique essa divida, em tomar esta atitude. Dividas sao dividas. O que poderia ser um caso mal resolvido para o Benfica e verdadeiros benfiquista, parece agora perto da solução final. Na minha visão, a direcção da altura (Vale e Azevedo) esteve mal para com o ex-capitão e jogador vitalicio do clube, fazendo com que os tais verdadeiros benfiquistas se sentissem envergonhados (eu senti-me). Pelos vistos, JVP também não é uma pessoa pró-forma, e este pedido nao só veio afirmar isso como nos aliviar um pouco o sentimento de culpa.

Espero que o meu clube continue a resolve os calotes de dirigentes passados, por mais que isso custe no presente à prestaçao desportiva. Primeiro os deveres.

quinta-feira, novembro 18, 2004

Portugal q.b.

Foi um jogo morno a meio passo, ou a sem corrida, que vimos ontem no Luxemburgo-Portugal.
Aos 10m, Boa Morte inaugurou o marcador num bom cruzamento da direita (aquele poste). C. Ronaldo amplia de tola na sequência de um canto, resultado que se manteve até final do 1º tempo. Na 2ª parte sai Boa Morte e entra Quaresma (uma dupla de luxo nas laterais). Pauleta marca o 3º naqueles lances que ele adora e Maniche faz o 4º outra vez de canto. A finalizar o «Açor» marca o 5º de penálty e junta-se casda vez mais ao recorde do "Rei Eusébio" na lista dos melhores marcadores de sempre na selecção lusa.
Portugal tem meia tarefa cumprida rumo ao apuramento para o Mundial da Alemanha 2006, só falta a outra meia. Espero, sinceramente que não fiquemos descalços no meio desta história. Força Portuuugaaaalll!

Malmequer, bem-me-quer, malmequer...

São, porventura, os incidentes mais graves da temporada relacionados com o futebol. Foi logo a seguir ao Marítimo-Benfica mas, por incrível que pareça, nada teve a ver com rivalidades entre os dois clubes que jogaram. A porrada foi de criar bicho, mas envolveu elementos das claques encarnadas que se deslocaram do continente e pessoal da Casa do FC Porto na Madeira, onde os SD MADEIRA costumam estar concentrados. Pelos vistos, os azuis e brancos também já estavam preparados para o que desse e viesse e a bronca foi generalizada.
O ancestral ódio entre os apoiantes dos dois clubes transferiu-se para a Pérola do Atlântico e deu-se uma batalha campal de proporções impressionantes, relatada pela imprensa madeirense. O balanço final fala de duas detenções de jovens adeptos do Benfica, dois agentes feridos (um deles perdeu mesmo os sentidos ao levar com uma pedrada...), cerca de uma dezena de "combatentes" feridos. Se tivesse sido em Portugal Continental, íamos ter um festival na comunicação social anti-claques. Dado que, para fechar a "soirée" em beleza, 16 adeptos benfiquistas continentais foram ainda identificados pela polícia por terem vandalizado o jardim do hotel onde se encontravam instalados. Enfim.

BATALHA. Mas vamos ao relato concreto, baseado no que foi publicado na Madeira. Dois adeptos benfiquistas foram detidos pela PSP na sequência dos confrontos que tiveram lugar no final da noite de sábado, junto à Casa do FC Porto, à saída do estádio dos Barreiros. Os indivíduos naturais do continente foram conduzidos aos calabouços, para serem presentes no Tribunal Judicial da Comarca do Funchal. Após a contenda, pelo menos dois agentes policiais tiveram de receber tratamento hospitalar.
Precavendo-se para eventuais desordens entre claques e sendo o Marítimo-Benfica, um encontro de algum risco, o Comando Regional da PSP tinha já colocado no terreno um dispositivo de segurança reforçada, liderada pela Brigada de Intervenção Rápida (BIR). De acordo com testemunhos, os adeptos encarnados abandonaram o estádio dos Barreiros, mas não evitaram a troca de galhardetes enquanto "desfilavam" em frente à Casa do FC Porto, na Rua Dr. Pita. Rapidamente a exibição dos adornos e cachecóis entre ambas as claques, se transformou num clima de guerra clubística, com injúrias e ameaças de parte a parte.

PORRADA. A contenda instalou-se logo, com focos de agressões entre a multidão, obrigando as BIR a intervir para serenar os ânimos dos adeptos e restabelecer a ordem. Porém, as forças policiais não conseguiram segurar as claques que arremessavam objectos e pedras. Um agente ficou inconsciente após ter sido atingido por uma pedra na cabeça. A batalha campal saldou-se por cerca de uma dezena de feridos (muitos apenas com escoriações). Dois adeptos benfiquistas, de 21 e 23 anos, residentes em Famalicão e nas Caldas da Rainha, foram detidos por terem agredido os agentes da autoridade. Os desordeiros foram conduzidos ao Comando Regional da PSP e aguardaram nos quartos de detenção para serem ouvidos no tribunal.

JARDIM DESTRUÍDO. Já pela manhã, uma multidão de adeptos encarnados, residentes no continente, causaram distúrbios e vandalismo, à saída do hotel onde estavam hospedados, na Ajuda (Funchal). A PSP teve de acorrer ao local para travar a euforia dos adeptos benfiquistas que desataram a destruir o jardim dos arredores do hotel. Na ocasião foram identificados 16 desordeiros. Os indiciados podem ser chamados a tribunal, caso os lesados não abdiquem de formular queixa-crime. (Não sei a fonte, desculpem)

terça-feira, novembro 16, 2004

Ricardo Zaramargo


Ensaio para a cegueira- Ele não era vesgo...é frango!

Arredores de Lisboa, num dia qualquer em outra semana qualquer em Alcochete. Ricardo com o seu cabelo à mete nojo, jura a pés juntos que não é cego, no encontro semanal da equipa lagarta. E acrescenta: “...pessoal eu não sou cego, sou frango, pá! Juro pela alminha das minhas mãos rotas que a cegueira nunca me incomodou, apenas o breve delírio por frangos. Daqueles de aviário já estou farto, agora promovo esta modalidade que se chama galinha do campo, ou mais vulgarmente conhecido como o frango do estádio...”.De referir que com a contratação de Ricardo, a SAD lagarta apresentou um lucro (sólido) no seu Relatório e Contas de 2004 de... 15 frangos. Positivo!

Taça UEFA = Superliga???


Preços para Rio Ave e Dinamo de Zagreb

Bancada Sócio Público

Central - Sapo e PT
Piso 0 inferior 23€ 33€
Piso 0 superior 26€ 36€
Piso 1 45€ 55€
Piso 3 inferior 17€ 27€
Piso 3 superior 12€ 22€

Cabeceira - Coca-Cola e Sagres
Piso 0 inferior 9€ 19€
Piso 0 superior 12€ 22€
Piso 1 35€ 45€
Piso 3 inferior 12€ 22€
Piso 3 superior 9€ 19€

Pelos vistos a Superliga consegue ser tão atractiva como a Taça UEFA e a malta delira com um SLB-Rio Ave da mesma maneira que um SLB-Dinamo de Zagreb. Sem comentários...

segunda-feira, novembro 15, 2004

Até já 1º lugar!!!


No 2º jogo bastante dificil em 15 dias o Benfica encarou o jogo como um candidato ao titulo. Sem medos incluio de inicio os dois atacantes que tinha disponiveis para esta partida. O Marítimo entrou com todo o gás e marca logo no minuto 9, por Pena. Aproveitando um dos varios desnortes da defesa encarnada. A resposta do SLB não se fez esperar e Karadas arranca uma falta para o Simão fazer um potente golo. Até ao intervalo tivemos espetáculo garantido, mas a 2ª metade foi pouco emocionante. Bom resultado o do SLB lembrando que foi num campo dificil de pontuar e com um Marítimo que este ano está a meter medo a muita gente. O Sporting já perdeu em casa e o Porto se joga como contra o Gil Vicente o resultado será o mesmo. Até já liderança!!

Sporting - Parabéns pelo bom jogo de ontem. 6-1 não é todos os dias ainda por cima com um adversário chamado Boavista. Liedson, o Pacheco estava mesmo a pedi-las...

Estoril 0-1 Académica


Nunca pensei ver um jogo mais frio que o tempo que fazia. Também não esperava ver um estádio praticamente vazio em que só as claques vieram em bom numero. Pena que a Briosa tenha ganho ao Estoril num lance contra a corrente do jogo e que a equipa da Amoreira tenha acordado só com o golo, ou seja, tarde demais. Parabéns à Académica!



Mas nem tudo foi mau. Aliás, diverti-me imenso com a claque da Briosa, arranjei mais um cachecol para a colecção. Aqui fica um exemplo da maneira como eles vivem o futebol. Quem é o clube do garrafão...?

quarta-feira, novembro 10, 2004

A nova alcunha do "Labreca"

O Ricardo tem uma nova alcunha. Agora é o PROFESSOR!!!
Está sempre fora das colocações.

terça-feira, novembro 09, 2004

5ª eliminatória da Taça de Portugal


Resultado do Sorteio da Taça de Portugal:
BENFICA (SL) - AD Oliveirense (III)
Sporting (SL) - Pampilhosa (IIB)
Belenenses (SL) - Sporting Pombal (IIB)
Rio Ave (SL) - Académica Coimbra (SL)
União Leiria (SL) - Nacional (SL)
Beira-Mar (SL) - Sporting Espinho (LH)
Penafiel (SL) - FC Maia (LH)
Estrela Amadora (LH) - Louletano (IIB)
Fiães (IIB) - Marítimo (SL)
Odivelas (IIB) - Sporting Braga (SL)
Académico de Viseu (IIB) - Vitória Setúbal (SL)
Oliveira do Hospital (IIB) - Moreirense (SL)
Pinhalnovense (IIB) - Leça (III)
Vianense (III) - Boavista (SL)
Lordelo (III) - Vitória de Guimarães (SL)

Vamos lá revalidar o título!!!

FCP 3-0 SCP




1º - Benfica
2º - Porto
3º - Marítimo
4º - V.Setúbal
5º - Boavista
6º - Braga
7º - Sporting


E este é o resultado desastroso dos vizinhos da 2ª circular. Não escondo que queria um empate ou mesmo uma vitória do Sporting. De qualquer modo é sempre um bom prato um leão espancado.
Foi impressão minha, ou o Rochemback mandou o Peseiro ir levar onde o sol não brilha e ele curtiu a ideia?
Fica aqui um trocadalho do carilho. Foram tri-peiros...

Nuno Gomes com entorse


O departamento médico do Sport Lisboa e Benfica divulgou a situação da lesão de Nuno Gomes, contraida no jogo com o Setúbal referente à 9ª jornada:
«Conforme observação clínica inicial, confirma-se entorse do joelho esquerdo, não sendo necessário o recurso a qualquer atitude cirúrgica. Será efectuado tratamento considerado adequado a este tipo de situações». (in'http://www.slbenfica.pt/)
Quem viu a jogada (penalty até na China) ficou com a impressão que Nuno Gomes iria demorar a voltar aos relvados. Força Nuno, o marvermelho está contigo.

segunda-feira, novembro 08, 2004

Benfica deixa o lider de 4


Para falar verdade, há muito que não via o Benfica a fazer uma exibição com este luxo. Até os lagartos amigos o dizem. Foi divinal, sem dúvida. Abrir o marcador de cabeça (uma das maiores lacunas do ataque) com Karadas a dizer que sim a um canto do Simão, aos 24 min. No 2º tempo a equipa não entra como tem o hábito de entrar e pressiona logo o Setúbal às cordas. Ao minuto 50, Sokota finaliza uma jogada perfeita entre Geovanni e Karadas. O ritmo de jogo decresce até aos 72 min., altura em que Geovanni é feliz numa tabela entre jogadores sadinos que o deixa desmarcado para fazer o 3-0. Os benfiquistas já felizes por equipa ter digerido a pesada derrota em Estugarda da melhor maneira, mas não pensavam ver um hino ao futebol dos pés de Simão. Aos 89 min. o Dos Santos passa a bola para o peito de Simão que controla na perfeição e desfere um remate cruzado e violento que ainda bate na trave. Indefensável e brilhante. Dar 4-0 ao Setúbal é querer mesmo o 1º lugar, honestamente!!!!

As melhoras rápidas ao Nuno "Golos" que ao minuto 21 foi destemido num lance que lhe valeu uma lesão ao que tudo indica, grave. Volta rápido, Nuno!!!

sexta-feira, novembro 05, 2004

25 de Abril a Sul...nicles!


O 25 de Abril, em termos futebolí­sticos, foi proveitoso só para clubes a Norte do Tejo. As Câmaras Municipais apoiavam na altura pequenos e grandes, mas após a Revolução dos «Cravas» somente os clubes do norte passaram a receber apoios monetários. Por tudo isto é que clubes históricos como o Barreirense, Oriental e outros esbateram-se e foram suplantados por «gigantones» como o Varzim ou o Rio Ave.
E ainda vêm reclamar com os mouros, senão fosse a nossa intervenção civil à la arábia, os clubes do norte nunca passariam de clubes regionais! Até para serem alguém dependeram de nós...irra!

O FCP, a distância higienica e eu!

Embora seja de tempos a tempos, sou acusado de escrever sobre o FC Porto e de pensar mais nesse clube do Norte que no meu clube, o Grande e Glorioso SPORT LISBOA E BENFICA. Mentira (quase) total, claro. Já escrevi sobre o Porto, Sporting e Estoril e acho que não foi por pensar mais neles que no SLB. O Estoril é o meu 2º clube, o SCP/FCP são os rivais e deve-se conhecer/comentar os adversários. Em vários (muito poucos) posts que escrevi sobre Tripeiros/Portistas resumia-se ao desempenho do clube e de vez em quando uma ou outra atitude de um adepto mais ferveroso. Em nenhum destes posts dará para ver o que sinto pelo emblema azul. Então cá vai.

O Porto nunca poderia ser o meu clube porque existe o SLB e na altura em que nos apaixonamos futebolisticamente, o Chalana estava no auge e o Benfica também. Depois, ao longo da minha vida fui vendo coisas macabras de um gajo chamado Pinto da Costa. A sua fomentação de guerra entre norte e sul, o Aberdinne e umas quantas falcatruas que nunca lhe valeram qualquer punição. Normal, num país que paga 5x mais que no orçamento inicial por obras públicas (CCB e Casa da Musica, só para distribuir o mal pelas aldeias), porque seria o futebol diferente?
O estádio também não ajudou em nada a mudar a ideia que eu já tinha desse clube. Estádio das ANTAS? Mas eu fiz mal a alguém? Juro que não entendo como alguém podia ter orgunho de ir a um sítio chamado assim.
Já os Supercagalhões conseguem ultimamente dar mais força e argumentos para não ser do FCP, neste tempo difícil de Lampião, com as suas atitudes de perfeitos merdas. Sem dúvida que a claque cresceu com estes dois últimos anos e poderá ser as dores de crescimento que os NN já conhecem desde 96. Mas acho que cuspir e ameaçar de morte o treinador que vos deu tudo, levar uma sra duvidosa com um cartaz de engate e ser ultra-do-aeroporto para agredir (tentar) os seus próprios jogadores não dá espaço para eu insultar mais este aglomerado de… não dá, nada é mais ofensivo que eles mesmos. Como tal, o Porto é merda mas existem excepções. Uma central (ou quase) de excepções.

Olhos que não vêm..porque é que o coração sentiu?


Como devem calular, não vi o jogo. Pode parecer uma desculpa pelo Benfica ter perdido e não me apetecer falar muito nisso. Verdade, 3-0 só apetece grunhir e pouco mais. Um jogo que começa às 5 da tarde de um dia de trabalho e que no mesmo tenho como patrão um lagarto fica dificil de ver a partida. Restou o rádio baixinho e um sabor amargo no 1º golo do Estugarda. Pelo que me pareceu, embora os comentadores da rádio sejam muito efusivos quando a bola passa para o meio-campo ofensivo (às veses até parece golo) fiquei com a ideia de que o SLB estava a dominar a partida. Engano, 3-0 numa partida que não esperava pontuar mas também nunca pensei levar 3. Venha o Dinamo de Zagreb que ganhou 6-1 ao Bereven e um Setúbal de respeitar.

Grupo G
1-Estugarda 2 jogos 6 pts
2-Dinamo Zagreb 1 jogos 3 pts
3-BENFICA 2 jogos 3 pts
4-Heerenveen 1 jogos 0 pts
5-Bereven 2 jogos 0 pts

Parabéns ao Sporting pela boa vitória no seu grupo. Muito importante começar a ganhar.

Grupo D
1-NewCastle 2 jogos 6 pts
2-Sporting 1 jogos 3 pts
3-Sochaux 1 jogos 3 pts
4-Panionios 2 jogos 0 pts
5-Dinamo Tbilisi 2 jogos 0 pts

quarta-feira, novembro 03, 2004

Falam, falam...mas não fazem nada!


No jogo de ontem Porto- PSG que acabou com um 0-0, houve um lance descomunal. O Porto teria que forçosamente entregar a bola ao adversário, mas estes aproveitaram para lançar um contra ataque cínico na surra. Continuem assim com essa gritante falta de estofo que haverão da arranjar muitos amigos. Já agora podem agradecer ao árbitro por acabar o jogo durante um ataque perigoso.. E o Anderlecht? Afastaram-nos, perdem tudo o que é jogo mas marcam mais golos na Champions do que algumas equipas que conheço. Falam, falam mas não fazem nada!

terça-feira, novembro 02, 2004

O galo que cantou de noite!


No jogo entre o SLB e o Gil Vicente, foi de sorte pura para os actuais comandantes da Superliga! O Benfica andou perdido durante a primeira parte e «mamou» um galo, uups... um golo, por Nandinho numa jogada em que Fyssas andava em excursão. No segundo tempo saúda-se a atitude benfiquista mas sem fio de jogo. Um meio campo muito confuso e onde se viu a falta que um pitbull faz, já o caniche de serviço Paulo Almeida não foi mais do que isso, um canídeo de pequena estatura que nem sequer ladrava. Já com a dupla atacante Karadas/ Sokota na frente o grande “galo” estava guardado pro fim e cantou já a noite ia alta, aos 96m. Simão em dia de aniversário ofereceu o empate com um golo de livre em que a bola bateu em toda a gente que podia.Pra semana encontro de líderes SLB- Setúbal e um clássico FCP- SCP, meus amigozzz, o campeonato começa agora!