terça-feira, setembro 13, 2005

Kit de sócio

Começo o post com o comunicado do SLBENFICA acerca das notícias que tem sido em relação ao kit.

"Comunicado de Imprensa
Kit Novo Sócio acima dos objectivos

Até ao final do mês de Agosto, o Sport Lisboa e Benfica atingiu o número de 63.427 Kits Novo Sócio vendidos. Tal significa que a campanha decorre acima dos objectivos resultantes do estudo encomendado pelo Benfica e anunciados pelo Clube na conferência de imprensa de apresentação do projecto do novo cartão, realizada no dia 2 de Junho passado, a saber: cem mil kits vendidos no primeiro ano, 75 mil no segundo e 75 mil no terceiro.

Face a esta realidade, o Sport Lisboa e Benfica fica perplexo com a notícia hoje divulgada na SIC Notícias no qual foram avançadas um conjunto de informações sem fundamento com o qual o Clube nem teve oportunidade de ser previamente confrontado. Essa peça avança que: o Sport Lisboa e Benfica falhou no objectivo de atingir os 300 mil novos sócios até final de Outubro; que investiu 4,5 milhões de euros na campanha de promoção do novo cartão e que obteve até à data uma receita de 3,5 milhões de euros. A mesma notícia apenas acerta nos objectivos apresentados pelo Clube, e mesmo aí falha no timing avançado, pois refere que os mesmos foram agora definidos pelo responsável comercial do Benfica, quando é sabido que o foram na conferência de imprensa de Junho.

Face ao exposto e de modo a evitar que se continuem a divulgar dados que não correspondem à realidade, o Sport Lisboa e Benfica gostaria de destacar os seguintes pontos:

  • 1) Os objectivos que foram avançados em Junho tinham como base de partida o número de sócios que o Sport Lisboa e Benfica tinha nesse momento, totalizando os 94.700 associados;
  • 2) Na referida conferência de imprensa, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica considerou que a meta de 300 mil sócios (e não 300 mil kits) era uma ambição compatível com a grandeza do Clube. Foi uma convicção pessoal bem sustentada no esforço que Luís Filipe Vieira desenvolveu na promoção do novo kit pelo país e estrangeiro;
  • 3) De acordo com o estudo encomendado pelo Benfica, o número de sócios seria alcançado em 2007;
  • 4) Com os resultado obtidos até à data e tendo em consideração as iniciativas e parcerias a anunciar nas próximas semanas, o Clube considera que essa meta será alcançada durante o próximo ano;
  • 5) Por outro lado, o Benfica investiu na campanha de promoção do Kit Novo Sócio 685 mil euros, aos quais há que acrescer um conjunto de permutas realizadas. Os valores que têm sido avançados na imprensa são estimados a preços de tabela, não tendo em consideração a capacidade negocial do Clube;
  • 6) Cada sócio do Benfica representa, em média, uma quotização anual de 100€. Face aos números agora anunciados de venda de kits, tal representa uma quotização anual adicional que ultrapassa os seis milhões de euros. A três anos representa uma receita de 18 milhões de euros.

Assim, este projecto é um sucesso para o Sport Lisboa e Benfica. Associado ao facto de termos hoje mais de 150 mil sócios, realizámos um investimento que já foi amplamente amortizado"

Ver comunicado

As várias noticias que tem vindo a lume referem que o kit é um fiasco e que tem dado prejuizo em relação ao que foi investido em publicidade. A primeira falácia que transmitem é o facto de o Vieira nunca ter dito que queria 300 000 kits vendidos mas sim 300 000 sócios, só trocaram uma palavra que origina logo uma diferença de 100 000 em relação ao objectivo proposto.
O objectivo dos 300 000 sócios até Outubro desde do inicio pareceu ser ousado e muito arriscado mas o Vieira empolgado e ambicioso pediu isso. Muita gente a Vieira que é um louco, megalonomo, fanfarrão, arrogante e coisas de tal porque apenas traça objectivos grandes e complicados de se cumprir. Mas essas mesmas pessoas que dizem isso do Vieira referem o Mouinho como um deus e ambicioso, um homem sem medo. não acham que ha aqui uma discrepancia? Eu acho que sim.
Outro erro que foi difundido é o facto de fazerem contas apenas ao valor inicial que os novos sócios tem que pagar (55 euros), ou acham que quem compra o kit fica sócio vitalicio e sem ter que pagar mais? Eu posso ser parcial (o que não implica que deva mentir para defender o meu clube...) porque eu não tenho deveres éticos nem tenho a obrigação de informar correctamente quem "compra" a noticia que faço. Quem faz estas noticias devia -se informar melhor para depois não ser acusados de enganar o povo.
Mas o que fica depois é que o kit do Benfica é um fiasco quando na verdade fazer 65 000 sócios em 3 meses( mais de 66% do que tinha...) não é para todos.