domingo, novembro 05, 2006

Crónica 9ª Jornada - Oh não... os "Gregos" outra vez?!



Que eu sou um desmesurado fã de Petit já a maioria daqueles que me estão a ler sabem! Por isso é perfeitamente lógico que fique bastante contente quando o Benfica vence com uma boa performance deste espectacular “todo-terreno”. Sim, eu não me esqueço de um passe falhado que deu um contra-ataque aveirense – a outra perda de bola foi em falta, não assinalada – mas também há que enaltecer o grande golo e aquele corte sublime que impede o 0-1. Hoje, o Benfica terá feito, porventura, a melhor exibição da época – seguramente, a melhor 2ª parte da era Fernando Santos – e, assim, que mais podemos pedir? Perfeição não existe meus caros, mas o Benfica da 9ª jornada esteve lá perto… talvez um pouco mais de acerto na finalização e o Olimpo seria vermelho por uma semana! Penso que o 4-0 seria o resultado ajustado ao que se viu em campo, porventura um castigo “pesadão” para o adversário.

Confesso que tenho, e sempre tive, alguma simpatia pelo Beira-Mar. Não é daqueles clubes que me são totalmente indiferentes e por vezes até torço pelas suas vitórias... e nem só em jornadas como a anterior! Talvez por ser um clube da Região Centro e porque gosto bastante da cidade de Aveiro… é daquelas coisas com explicações complicadas. No entanto, há que reconhecer que este Beira-Mar tem uma equipa fraquita e só o seu excelente treinador tem camuflado a evidente falta de qualidade. Longe estão os tempos daquele grande Beira-Mar com Lobão, Palatsi, Fary e Ricardo Sousa, que garantiu um lugar Europeu.

Tenho a dizer que não me aflijo – até tenho uma grande satisfação nisso – ao dar “o braço a torcer” em relação ao treinador do Benfica. Atenção que os problemas não devem ser escamoteados com as vitórias e empolados com as derrotas, mas é notório que a equipa tem tido uma progressão de forma espectacular e apresenta um fio-de-jogo bastante razoável. Obviamente que com adversários mais fracos as conclusões a retirar podem ser pouco realistas mas parece, efectivamente, que o rumo está bem definido. Não obstante o losango ainda não me convencer – continuo a não gostar de ver Simão como #10 nem Nuno Assis como interior esquerdo – começo-lhe a ter alguma dose de tolerância… pelo menos enquanto resultar. Obviamente que nos tempos mais próximos este esquema não será alterado, mas e quando Rui Costa regressar?



O jogo, propriamente dito, teve pouca história. Do 1º ao último minuto o Benfica massacrou o adversário de forma indiscutível, falhando alguns golos por mérito do Beira-Mar mas também por algum demérito próprio. A exibição foi bastante agradável e sustentada numa esmagadora posse de bola, com profundidade atacante, futebol corrido e variadíssimas ocasiões de golo. Para além dos jogadores da casa, Torrão e Jorge Sousa – o tal do cotovelo, mais um arguido do Apito Dourado – foram, também, protagonistas. O 1º porque deu “pau de meia-noite” e o 2º porque deixou o 1º fazer o que quis, sem o deixar ir tomar banho mais cedo. E se o Miguelito se chamasse Andersonzito, equipasse de azul e branco e tivesse levado aquela “torrãozada” na canela?
Faltou, também, pelo menos um amarelo a Simão por aquela entrada dura e despropositada.

A nível individual há muita gente para destacar. Começo por evidenciar a portentosa defesa de Quim na sequência de um livre directo! Destaco mais uma excelente exibição de Nélson – com outra assistência para o seu plafond – e a grande classe de Simão. O capitão não conseguiu marcar mas encheu o campo, tenho pena que não possamos vê-lo como extremo porque, nesta excelente forma, o Simão reconhecido por todos estaria de regresso.
Impossível deixar de mencionar aquela surreal rotazione de Fabrizio Miccoli… que a dar golo seria o momento do ano! Não acredito que haja alguém, mesmo adepto de um clube rival, que não tenha ficado siderado e incrédulo com o magnifico gesto técnico deste prodigioso e afável italiano. Para mim, o #30 é o melhor jogador a jogar em Portugal, já o digo há muito tempo, e hoje deu show!

Como melhores em campo elejo Luisão e Petit: o #4 porque defendeu de forma imperial, sem uma única falha em 90 minutos, e ainda fez a assistência primorosa para o 3-0; de Petit já disse quase tudo mas só a forma como comemora os golos é digna de um benfiquista ver… a raça, a determinação e a categoria de um jogador “à Benfica”!
E que tal a resposta de Katsouranis? É impressionante que este talentoso jogador não tenha ficado condicionado com a nojenta campanha diária que a Imprensa Nacional fez ao longo de toda a semana. Mais um bonito golo de uma das referências deste Benfica 2006/07. Os “Gregos”, com dois golos, resolveram a partida!



O Campeonato vai, agora, parar uma semana para trabalhos da Selecção e na próxima jornada há uma deslocação dificílima a Braga. Um “teste de fogo” para o Nandinho e para este “losângulo” – parafraseando o “mítico” Secretário. Uma vitória será fundamental!

NDR: Esta época ainda não tinha visto aquele programa ridículo da TVI que tenta, de forma sofrível, acompanhar a Liga BWin. Alguém me explica qual é o propósito de, hoje, incluírem uma reportagem e um longo debate sobre a lesão do Rui Costa? Porque é que, um mês depois do “furo”, ainda estão a falar nisto de forma insistente e logo depois de uma vitória do Benfica?

Engraçado o diferente comportamento da Luz no que diz respeito a Buba e a Jardel… uma mistura explosiva que o brasileiro conhece bem!

Destaque para o video do Xander, que figura um excelente som de uma das minhas bandas favoritas. Conheçam o grupo, é excelente!


Ficha de Jogo:

9ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

SL BENFICA: Quim; Nélson, Luisão, Ricardo Rocha e Miguelito; Simão (Mantorras, 84 m), Petit (Karagounis, 59 m), Katsouranis (Karyaka, 78 m) e Nuno Assis; Nuno Gomes e Fabrizio Miccoli.

SC BEIRA-MAR: Alê; Ricardo, Marco, Buba e Tininho; Torrão (Emerson, 56 m) e Camora (Wegno, 56 m); Ratinho (Mário Jardel, 71 m), André Leão e Rui Lima; Jorge Leitão.

Disciplina: Amarelos a Torrão (17 m), Buba (34 e 72 m), Nuno Gomes (63 m) e André Leão (71 m). Vermelho por acumulação a Buba (72 m).

Golos: 1-0, Katsouranis (52 m); 2-0, Petit (55 m); 3-0, Ricardo (75 m, na p.b).

#Fotos: AFP-Getty Images

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados