terça-feira, novembro 14, 2006

O Fim da Linha...



Mais uma bomba!
Fui sempre um forte crítico da presença de José Veiga no Benfica, e confesso que a sua figura e os seus problemas judiciais me incomodam solenemente. Não sou daqueles que pensam que vale tudo para vencer e que perdoam todas as ilegalidades aos seus dirigentes para que possam celebrar títulos – mesmo que, no caso de Veiga, os seus “problemas” não tenham nada a ver com o Futebol do clube a que dirige.
Exijo transparência, seriedade e, acima de tudo, honestidade àqueles que representam, ao mais alto nível, o meu clube e também o meu país.

A notícia de abertura da TVI, esse canal ignóbil que não assisto de forma regular – só tive conhecimento do “furo” devido a um SMS da minha irmã, que assistia à “Morangada” –, foi um enxovalho público ao Director Geral e ao próprio Benfica. Provavelmente é algo que, pelo seu passado menos claro, não é surpreendente mas até o menos inteligente dos espectadores reconhece que foi uma óbvia “encomenda” nas vésperas de um jogo importantíssimo em Braga. Estas tácticas têm décadas e parece que vão resultando!

Mas este inédito arresto na TV é, confesso, algo com que fico incomodado e envergonhado! O Benfica, como Instituição de bem, não pode estar envolvido neste tipo de querelas jurídicas. E como a situação de Veiga no clube não está imaculada, e até está bem manchada com questões particulares menos claras, era exigível um esclarecimento público. Os milhões de adeptos e 160 mil sócios deste clube, onde me incluo, teriam de ser elucidados sobre como o nome do Benfica está, uma vez mais, ligado a situações lamentáveis.



Surpreendentemente para mim, José Veiga – sem se refugiar em países estrangeiros ou declarar blackouts, como outros fazem – justificou-se em público e apresentou a sua demissão de forma profissional, digna e até elogiável… talvez das poucas vezes que deu azo a uma palavra de felicitação dos sócios que representa.

A sua postura foi deveras surpreendente dando uma excelente imagem, que não conhecia de todo. Perante os atrapalhados jornalistas – que não conseguiram justificar como e porquê a TVI teve um exclusivo de algo que só alguém nos meandros de um Tribunal pode ter conhecimento – conseguiu sair menos beliscado do que entrou e isso é sempre positivo. Assim, o caminho está totalmente aberto e incomensuravelmente imaculado para continuar a luta contra os Olarápios, Lucílios, Xistras, Costas e “patrocinadores” que sujam e denigrem o nosso futebol há quase 3 décadas, que dominam o polvo das Competições Nacionais de Futebol mas que, incompreensivelmente, não são “enjaulados”.

A saída de Veiga representa um passo em frente na dignificação do Futebol do Benfica e do próprio clube... por aqui já não há mais por onde atacar, com desculpas patéticas que apenas lançam areia para os olhos daqueles que não relativizam e desdramatizam a “conversa da fruta e dos cafés”.
Aguardo com grande expectativa o anúncio do substituto de José Veiga, no comando do Futebol do Benfica. António Carraça é um excelente nome e o mais provável devido ao facto de já ser um quadro, sendo que Luís Freitas Lobo, Humberto Coelho e José António Camacho seriam alternativas do meu total agrado.

Não lamento, de forma alguma, a saída de Veiga… até peca por tardia. Espero, sim, que a equipa não se deixe afectar por esta situação e que consiga vencer o próximo jogo.

#Fotos: Record

#adicionado a
O Céu é Encarnado

#publicado em simultâneo com o Encarnados