sábado, dezembro 16, 2006

Crónica 14ª Jornada - Ninguém Pára o Super-Capitão...

Foi com relativa tranquilidade que fiz “estágio” para o jogo, mesmo ao seguir a partida nunca demonstrei o nervosismo habitual num jogo do Benfica. Não sei se tal aconteceu devido ao fraco adversário ou pelo facto das coisas não estarem a correr bem.
O Benfica acabou por vencer o jogo de forma natural, apesar da entrada demolidora do Vitória, que não teve resistência à altura no resto dos 90 minutos. Pela 3ª vez na Liga, o Benfica defronta um adversário que muda de treinador em vésperas do respectivo confronto… ora isto não é uma situação normal nem acredito que seja uma coincidência engraçada, até porque a dificuldade do jogo aumenta exponencialmente – toda a gente sabe como funcionam as “chicotadas psicológicas”.

A primeira grande nota de destaque vai para a crucial importância que Petit tem nesta equipa. Já sei que o #6 é, para quase todos, o 1º sacrificado/dispensável nas várias formações amadoras do Benfica que todos fazemos, mas eu continuo a teimar e a achar o seu futebol de carácter imprescindível. Indiscutivelmente, hoje, a sua ausência emperrou a exibição da equipa durante, pelo menos, 45 minutos.
Katsouranis está de rastos, só Fernando Santos não vê, e tem algumas dificuldades na posição 6. Armando Teixeira é peça chave neste losango pois possui um exímio jogo defensivo e permite que o grego jogue um pouco mais adiantado – posição 8 –, beneficiando a equipa da sua capacidade ofensiva.
O problema não foi resolvido e só com um novo modelo, 4-3-3, se melhorou a prestação da equipa.

O que continuo a achar inconcebível é a patética gestão da equipa que Fernando Santos tem feito. Não pactuo com uma 1ª substituição aos 84 minutos, quando os gregos se arrastavam, nem com outras duas apenas para queimar tempo. Talvez seja pouco para estar a colocar um treinador em cheque… isto se esta atitude não fosse, já, constante.
A equipa perde com isto, os titulares perdem com isto – porque se desgastam desnecessariamente –, e os suplentes não ganham confiança nem qualquer ritmo de jogo. Situação que, como já vimos na Figueira da Foz, causa graves problemas! Parecia, comicamente, que havia dois Nandinhos do lado do Vitória!



Simão Sabrosa voltou a ser o melhor jogador do Benfica, demonstrando enorme classe, fazendo a equipa jogar em velocidade, com assistências primorosas, excelentes combinações com Léo e marcando um golo de belo efeito. O Super-Capitão está imparável e parece melhor do que nunca!
Destaque ainda para uma estupenda defesa de Quim num remate madrugador e espectacular do Vitória, para o regresso aos golos de Nuno Gomes e para a belíssima exibição de Nuno Assis, coroada com um golaço.
Não sou um particular fã do #25, acho-o útil mas nada por aí além, embora hoje mereça um elogio especial. Neste jogo manteve uma bitola bastante alta!

Apesar da má entrada em campo dos laterais, os mesmos conseguiram subir de produção no 2º tempo e rubricar boas exibições. Léo e Nélson foram fundamentais no avolumar do resultado através de arrancadas e combinações com jogadores do miolo.
Apesar de importantes, Karagounis e Ricardo Rocha nunca brilharam ao contrário de Kikín Fonseca na 2ª parte. O mexicano “deu um ar da sua graça” e teve preponderância no ataque benfiquista com boas combinações e um cabeceamento que não deu golo por milímetros. Sinceramente gostei, com mais minutos e confiança poderá ser um caso sério. Temos a agradecer ao Nandinho o facto do #17 estar com dificuldades em impor-se!
As grandes desilusões acabam por ser Katsouranis e Luisão – apesar da assistência (?!) do brasileiro para o 2-0 – que pareceram nunca entrar, verdadeiramente, no ambiente da partida. São dois grandes jogadores e, como é óbvio, têm direito a uma má performance de vez em quando.

No que diz respeito à arbitragem, para além de alguns foras-de-jogo mal tirados ao ataque do Benfica, existem 2 lances que poderão causar algumas dúvidas. Uma entrada duríssima de Luisão sobre Mbamba e uma hipotética falta para penalty num lance duro de Auri com Nuno Assis. No lance de Luisão ficou, pelo menos, um amarelo por mostrar… mas o vermelho directo não escandalizaria, enquanto que o penalty poderia, também, ter sido assinalado.
Não tenho especial admiração pelo trabalho de Elmano Santos, até o acho sofrível, mas acho que, num jogo fácil, acabou por passar despercebido e não teve grande influência no desenrolar dos acontecimentos.


Duas notas muito negativas para a fraquíssima assistência na Luz e, ainda, para alguns “assobiadores”. Já sabemos que no “Reino da Águia” as coisas vão mal mas não compreendo como não há uma fidelização constante que consiga meter 2/3 de público em todos os jogos. 30 mil pessoas não é aceitável para um clube como o Benfica!
Mas se vão lá para assobiar os nossos, realmente, mais vale não irem. Como é possível que Beto seja assobiado – e todos sabemos como ele é horrivelmente mau – sem ter tocado na bola? É assim que querem motivar atletas e, até, os próprios colegas? Como acham que o jogador se sente com isto? Como acham que os seus colegas se sentem ao ouvir assobios dos próprios sócios a um companheiro?
Estas atitudes causam-me um certo asco, caramba! Não há justificação plausível para estas cobardias!

5ª feira joga-se a Jornada em atraso, frente ao Belenenses, onde apenas a vitória é o resultado possível. Já vimos que os “Pastelinhos” estão num excelente momento de forma, e só um bom Benfica poderá alcançar um triunfo esclarecedor.
Esperemos os 3 pontos, com um bom espectáculo cheio de golos e uma melhor assistência.
Até lá talvez até apareçam umas novidades “Douradas” para nos alegrar….

NDR: O destaque da noite vai, também, para a surpreendente presença de Geovanni nas bancadas da Luz. É verdade que o Campeonato Brasileiro já terminou, e acaba por ser normal que ex-jogadores muito respeitados no clube ganhem um carinho especial e gostem de voltar a este ambiente, mas e que tal se o “Soneca” voltasse ao Benfica? Não se esqueçam que só tem 26 anos!
No dia em que se especula que Manuel Fernandes poderá regressar, seria espectacular ter estes dois atletas de grande qualidade como reforços de Inverno.
Aguardemos desenvolvimentos!

Saúdo o regresso do Xander, com a qualidade a que já estávamos habituados.



Podem ver outro excelente resumo aqui. A autora é a bS7.

Ficha de Jogo:

14ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Elmano Santos (Madeira)

SL BENFICA – Quim; Nélson, Luisão, Ricardo Rocha e Léo; Karagounis, Katsouranis (Beto, 90 m) e Nuno Assis (João Coimbra, 90 m); Kikín Fonseca (Manu, 84 m), Nuno Gomes e Simão.

VITÓRIA SETÚBAL – Nélson; Janício (Lourenço, 63 m), Veríssimo, Auri e Nandinho; Sandro, Madior e Binho (Julien, 63 m); Varela, Mbamba e Amuneke.

Disciplina: Amarelos a Madior (45+2 m), Sandro (64 m), Nandinho (66 m), Mbamba (79 m) e Nuno Assis (86 m)

Golos: 1-0, Nuno Gomes (13 m); 2-0, Simão (63 m); 3-0, Nuno Assis (86 m).

#Fotos: AFP-Getty Images e SerBenfiquista

#adicionado a
Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o
Encarnados