sexta-feira, dezembro 01, 2006

Crónica 12ª Jornada - Faça Favor, Sr. Benfica!

Uma vitória no Derby resulta sempre numa alegria imensa, principalmente depois daquilo que ouvimos durante a toda a semana: “Ah e tal, contra essa equipa ridícula menos de 4 é derrota… até saem de Alvalade com o saco cheio!” é apenas um dos exemplos.
Pois, quem “canta de galo” antes dos jogos, normalmente tem problemas quando o mesmo acaba, e a vitória da equipa que está num mau momento, ainda vale muito nestes confrontos É uma coincidência engraçada, mas que me parece já provada há bastante tempo… ainda assim os adeptos não costumam pensar muito nisso na antevisão dos confrontos. Valem os “melões”!

A postura da equipa neste jogo foi surpreendentemente espectacular, demonstrando uma classe fora de portas a que não estávamos habituados neste ano. Para isso contribuíram positiva e principalmente a prestação colossal da dupla de centrais – The Rock mais nas dobras e Luisão mais nas bolas aéreas –, do grande capitão Simão Sabrosa – aquele tão odiado pelos adversários continua a mostrar a sua classe –, e de Petit, que de pequeno só tem o nome.
É verdade que quase todos estiveram bem mas continua confrangedor ver o Futebol de Nuno Gomes. Desta vez não me calo e tenho de o dizer: a prestação do #21 foi vergonhosa, sem estofo, sem velocidade… não ganhou uma bola, não cobriu um espaço, não fez um passe acertado e uma desmarcação efectiva, falhou dois golos frente a Ricardo e ainda por cima é expulso justamente numa “tesoura” inqualificável. Penso que a equipa melhorará com os 2 jogos de banco deste goleador intermitente.
Muito obrigado Nuno pelos golos e pela dedicação a este clube mas… venha Kikín, por favor!

Os elogios a quem os merece, e Quim foi uma peça importantíssima na vitória, com um rol de grandes defesas numa prestação seguríssima. Nuno Assis esteve perdido e Nélson magnifico a atacar e amador a defender, alguém tem de ensinar o #22 como funciona o posicionamento defensivo frente a um adversário. Fernando Santos apostou na equipa que todos conhecemos mas leu o jogo, durante o desenrolar dos acontecimentos, de forma patética. Terá os meus fortes cumprimentos e agradecimentos pela vitória mas não se justifica dar 83 minutos a Nuno Gomes, também não se justificam tantos minutos de Nuno Assis e ainda se justifica menos que a 2ª alteração na equipa tenha sido a roçar aos 90 minutos de jogo. Então mas já não há “cansaço na equipa” com “tantos jogos nas pernas”, caramba?! Com “peças” em clara inferioridade fica impávido e sereno a assistir ao jogo? Simplesmente enervante!


Todos vimos uma arbitragem inqualificável de Jorge Sousa. Um caseirismo vergonhoso, com um sem número de faltas não assinaladas e outras mal assinaladas. Alguns cantos que não existiram… um dos quais quase dava golo, valeu o joelho milagroso de Quim. A forma como interrompeu o jogo para amarelar Moutinho, com Léo à procura de se isolar e depois de uma jogada magistral de futebol ao primeiro toque, é imoral. Faltou expulsar Bueno – que por acaso até é muy malo – por aquele desentendimento com Léo e depois por tentar o golo com a mão de forma anti-desportiva. A expulsão do Nuno Gomes, como já disse, é correcta mas não se justifica que tenha sido apenas com o 2º amarelo que Polga tenha ido “tomar banho mais cedo”, depois daquela agressão despropositada.

Já vi que a laídinha sportinguista é aquela simulação grosseira de Miguel Garcia – faltou mais um amarelo –, que já vai de joelhos ainda Simão está a meio metro de distância (agradecimento especial ao nosso amigo urra…apre por disponibilizar o vídeo do lance). Realmente para quem está habituado que as “lindas quedas” de Liedson sejam falta, ficou um penalty por marcar. Para quem percebe de Futebol ficou outro amarelo por mostrar.
Vergonhosa, ainda, a estalada que o mesmo Miguel ”Briguel” Garcia dá em Miccoli que nem a um amarelo dá origem.

É verdade que o árbitro do Porto não influenciou o resultado mas a bem da verdade desportiva não se pode ter um juiz com esta postura. Percebeu-se perfeitamente que, apesar de só jogar amanhã, havia um único interessado em que o jogo acabasse empatado. Jorge Sousa é arguido do Apito Dourado e tem historial nos jogos do Benfica… apesar da tentativa “sistemática” da RTP em tentar fazer com que o achemos um “rapazinho honesto”, “muito boa pessoa” e “que nunca fez mal a ninguém”. Ninguém viu essa Reportagem?


Tenho muita pena que aquela bola na barra do genial italiano do Benfica não tenha resultado em golo. Seria uma humilhação deliciosa, com um golo soberbo… fica para a próxima!
Penso que não havia necessidade em recuar tanto no 2º tempo, mesmo com os “Olés” no final. Não sei se foi opção do Nandinho, se uma postura normal dos jogadores… talvez um pouco dos dois, mas com mais alguma tranquilidade e ambição, a goleada era possível.

Esta vitória categórica representa o 7º triunfo em Alvalade nos últimos 13 anos – com 2 empates à mistura. Penso que não subsistem dúvidas da superioridade efectiva do Benfica em Alvalade, ainda menos nesta última década mas claramente real.
Vencer em Alvalade é um tónico extraordinário para “Manster”, defrontar o United é tarefa hercúlea mas nada é impossível em Futebol. Espero, acima de tudo, uma prestação digna e uma representação à altura deste colosso que é o Sport Lisboa e Benfica. Queremos fazer História de novo!

NDR: Não posso deixar de evidenciar a classe do discurso de Paulo Bento no final do jogo. Mostrou carácter e desportivismo, não caindo nas patéticas desculpas em que muita gente costuma entrar. Deu os parabéns àquela que foi, e cito, “a melhor equipa” e “numa vitória justa do Benfica”!

Depois do "Fernando Santos dá-me o teu fato!", temos o surreal "Sr. Árbitro dê-me o seu apito!" Acrescento ainda que a pequenissíma parte da vitória que me cabe dedico-a a Manuel "Lagartão" Fernandes e ao inqualificável Carlos Xavier. Tenham bom proveito!

Mais alguém sentiu um calafrio dos pés à cabeça quando viu o Moretto a levantar-se do banco? Ufa! Deixo, finalmente, dois vídeos do jogo que embora não sejam do Xander - não sei se ele desistiu de fazer videos - são de grande qualidade. O autor das duas diferentes pérolas é a Andreia, mais conhecida por bS7, e podem fazer os respectivos downloads aqui e aqui.


Ficha do Jogo:

12ª Jornada da Liga BWin

Estádio de Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

SPORTING CP – Ricardo; Miguel Garcia, Tonel, Anderson Polga e Tello; Custódio (Yannick Djaló, 46 m), Nani, João Moutinho e Romagnoli (Carlos Martins, 46 m); Carlos Bueno (Alecsandro, 66 m) e Liedson.

SL BENFICA – Quim; Nélson, Luisão, Ricardo Rocha e Léo; Katsouranis (Karagounis, 89 m), Petit, Simão Sabrosa e Nuno Assis (Beto, 92 m); Nuno Gomes e Fabrizio Miccoli (Paulo Jorge, 68 m).

Disciplina: Cartão amarelo a Simão (40 m), Polga (40 m e 81 m), Katsouranis (56 m) e João Moutinho (77 m). Cartão vermelho por acumulação para Polga (80 m). Cartão vermelho directo para Nuno Gomes (83 m).

Golos: 0-1, Ricardo Rocha (3 m); 0-2, Simão Sabrosa (36 m).


Fotos: AFP-Getty Images e SerBenfiquista

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o
Encarnados