quarta-feira, dezembro 13, 2006

Fanatismo ou Dignidade... a Cidadania Essencial!


Começo por partilhar um pequeno episódio da minha vida pessoal que demonstra a minha posição sobre a postura e credibilidade de quem gere o meu clube.
Como apaixonado pelo Benfica, vivo o clube de forma intensa e custa-me imenso ver quaisquer irregularidades a ele associadas. No período mais negro da História do Benfica, fui sempre um dos ferozes críticos da presença de Vale e Azevedo como Presidente. Na altura não era sócio do clube mas a postura desta figura sinistra causou-me grande preocupação e alguma revolta pelo estado deprimente em que a credibilidade do clube era, diariamente, colocada em causa na Imprensa Nacional e até Internacional.
Esta minha posição deu origem a grandes e acaloradas discussões com o meu pai, que na altura era um defensor acérrimo do dito. Posição, essa, que só foi consolidada eficazmente com uma esperada e desejada, por mim, condenação judicial.
Sendo assim, hoje e com algum humor, utilizo o argumento da pena de prisão de Vale e Azevedo como forma de contrariar qualquer discussão “futeboleira” que está a correr melhor ao patriarcado do que a mim. E vai resultando…. pelo menos causa algum frisson já que a sua vergonha por tal apoio é cada vez maior!

Como pessoa recta e idónea que sou, exijo, como 1º requisito essencial, a honestidade absoluta e um background completamente limpo àqueles que me representam, como cidadão, ao mais alto nível. Sejam eles governantes do meu país, autarcas de onde resido ou dirigentes do clube onde estou filiado.
Causa-me alguma perplexidade como podem, alguns, relativizar tudo o que se tem passado no Futebol Português ao longo desta última década e meia, a que assistimos a um Reinado de Terror, com ramificações na Policia Judiciária, Imprensa e até na Magistratura, que foi construindo um Império Futebolístico de proporções gigantescas.
A situação é de extrema gravidade e terá de ser solucionada rápida e justamente, com pena da anarquia se apoderar por completo de um Portugal com pretensões a ser/continuar um Estado de Direito.

Orgulho-me de ter feito parte da secção de benfiquistas que se manifestaram contra a presença de José Veiga no Benfica desde o 1º minuto, e que rejubilaram pela sua saída. Como diz o ditado milenar: “À mulher de César não basta ser séria, tem de o parecer!” Temos a obrigação, como cidadãos úteis à sociedade, de não pactuar com comportamentos eticamente reprováveis… isto para qualquer área da sociedade.
Reconheço-lhe, a Veiga, alguns méritos em contratações de futebolistas, principalmente na vinda de um fabuloso jogador de nome Fabrizio Miccoli, – também, é um facto, que houve inúmeros erros de critério – mas o peso de uma vida de irregularidades fiscais não conseguiu, a meu ver, pender a balança para a mais-valia. Escrevi aqui, que o Benfica estaria livre e imaculado para continuar a luta contra este cancro que coloca em causa a Verdade Desportiva das Competições Nacionais.

A recente comunicação de que Luís Filipe Vieira foi constituído arguido no célebre “Caso Mantorras” causa-me preocupação tal, que exijo que haja um esclarecimento público sobre os contornos da situação. O Benfica, como Instituição de bem, não pode estar associado a este tipo de querelas jurídicas – apesar, ao contrário de outros, as mesmas não terem nada a ver com questões desportivas em concreto –, principalmente quando esta situação foi peremptória e publicamente desmentida. Não vi Luís Filipe Vieira a pronunciar-se sobre isto recentemente e isso é o mínimo que se lhe exige… sendo a demissão o extremo, que obviamente não descarto.


Posto isto e depois de ter ouvido as recentes intervenções de dois influentes portistas, Miguel Sousa Tavares e Rui Moreira, fico siderado como a maioria dos indivíduos que se dizem adeptos do FC Porto podem pactuar com as recentes revelações gravíssimas no âmbito do Apito Dourado. Há, obviamente, pessoas sem escrúpulos que não sancionam actos ilícitos para ver satisfeitos os seus desejos – muitos deles até polulam a blogosfera quer como autores de blogs mas principalmente numa “praga” de visitantes anónimos, com assinaturas esquisitas, que provocam alarvemente sem nada de positivo a acrescentar à discussão –, mas tenho de acreditar que o adepto portista, que se considere uma pessoa honesta e digna, não se reine pelo fanatismo exacerbado e se escandalize com tudo isto.
Ainda deve haver alguns, ou não?

Se algo semelhante se passasse no meu clube, e se o mesmo fosse regido por uma autêntica Associação Criminosa há mais de 20 anos, sentir-me-ia enormemente envergonhado. Apoiaria medidas da Justiça e até Sanções Desportivas. Se isso não fosse satisfeito afastar-me-ia do clube por completo… a bem da minha sanidade mental e honestidade inerente! Tenho, sempre, por base do meu pensamento desportivo que as pessoas não fazem os clubes e, em momento algum, confundo uma personalidade com a identidade global daquilo que o Benfica representa… principalmente se essa personalidade tiver comportamentos criminosos que se confundem com a colectividade.

O que me causa séria repulsa é a corja de ignorantes que está a tentar, num ritmo diário, manchar o nome do Benfica com uma série de verborreias que não passam de um delirante wishfull thinking – nem vale a pena apresentá-las, já que todos as conhecemos –, na tentativa de branquear por completo o que tão grave assola os noticiários diários e que tem, em exclusivo, o FC Porto, o seu Presidente e subalternos como autores morais. Tal atitude pode ser considerada como um subterfúgio da personalidade que é explicado na Psiquiatria como comportamento delirante com desvio maníaco-depressivo.
Acredito que a honestidade é um aspecto essencial da vida e não pode ser o fanatismo bacoco da clubite a desviar-nos da dignidade como homens!
Talvez este meu desabafo seja demasiado utópico e até empírico mas achei que era saudável partilha-lo. Nunca como agora, acreditei tanto que a Justiça será servida àqueles que sempre lutaram por ela… é agora ou nunca, o lugar dos criminosos e dos cúmplices é na Prisão!

NDR: Como esclarecimento importante dos desenvolvimentos recentes do Apito Dourado transcrevo partes de um comentário de um visitante regular que é jurista, Johnny Rook, que, certamente, enriquecerão a nossa compreensão.

(…) "A minha experiência diz-me que este processo vai ter um fim. Ideia esta que até ao livro e salvo os processos que estão fora das comarcas do Porto e circundantes, eu não tinha ou sequer acreditava ser possível." (…)

(…) "O caso do Bexiga então vai ser a pedra de toque disto tudo. Por uma simples razão: tem uma vítima concreta e que é sujeito processual e não deixa morrer o assunto. O MP aqui vai ter muitíssima dificuldade em arquivar. Ela não só é testemunha, como arguida, num processo em que não é ela a vítima. Aqui não se trata de palavra contra palavra. Ela é a arguida – que confessa – e a testemunha que tem conhecimento directo dos factos." (…)

(…) "Percebe-se melhor agora a “asneira” processual da separação do processo em bocadinhos. É agora bastante claro que estamos perante uma rede, uma organização criminosa. O processo é uno e indivisível (neste caso). Não é facto principal se o Paixão roubou o Estrela, o que interessa é que o Paixão pertencia à rede. O crime principal, para o qual os outros crimes concorrem não é o da corrupção (desportiva ou não) é o da associação criminosa. Faltava até aqui (faltava ao conhecimento público, leia-se) o elemento violência. Aqui está ele, personificado na agressão bárbara e concertada ao Bexiga." (…)

(…) "Devem-se cruzar as declarações dela com aquilo que já existia para as infirmar e não permitir a mera desacreditação da Galdéria, só porque dá jeito agora o seu passado como assalariada do Teles.
Por aquilo que veio a público a tarefa de infirmação não será difícil. Tudo o que ela disse já consta dos processos. Reforça-os. Vêm de dentro." (…)


Podem ler o texto todo nesta caixa de comentários, aconselho.

Alerto, também, para dois artigos de opinião onde me revejo totalmente que foram escritos em jornais de referência, aqui e aqui. Não percam, ainda, os dois mais recentes textos de um grande blog que podem ler aqui e aqui.

#Fotos: Record e SPortugal

#adicionado a O Céu é Encarnado

#publicado em simultâneo com o Encarnados