segunda-feira, abril 09, 2007

Crónica 24ª Jornada - Nandinho? Estão à espera de Quê?

Comprova-se que o Benfica já rebentou fisicamente, maioritariamente devido a uma gestão de plantel que nunca existiu. Nunca, desde o início da época! Chegam os momentos decisivos e faz-nos recordar a época 2003/04, onde Fernando Santos perdeu o título e o 2º lugar, nas últimas 5 jornadas, não só devido ao cansaço mas também, obviamente, à azelhice que o caracteriza. O empate com o Beira-Mar acaba por ser um mal menor mas, na realidade, o campeonato deverá ter ficado na cidade de uma equipa que conquistou apenas duas vitórias em 24 jogos, e que irá, muito provavelmente, descer de Divisão. Mais patético que o Benfica de Aveiro, consegue ser o seu “treinador”, que impossibilitou que se chegasse a esta altura com, pelo menos, 14/15 jogadores com capacidade para jogador futebol.

Confirma-se, claramente, que contratar Fernando Santos foi o mais grave erro desta Direcção. Mas será positivo que se consigam abrir os olhos e que Nandinho não cumpra, em quaisquer circunstâncias, o restante contrato. Se assim não for, a próxima época também já estará comprometida. Nada disto é surpreendente, surpreendente seria se Fernando Santos provasse o contrário à esmagadora maioria das pessoas que se indignaram com esta opção, naquele fatídico dia em que foi apresentado.
A revolta de Rui Costa com um tal de Rosário, que ninguém conhece de lado nenhum mas enverga o símbolo do Benfica no peito, é a prova que já nem o líder do grupo tolera esta cambada de incompetentes que constituem a equipa técnica do Sport Lisboa e Benfica – excluindo Chalana, claro, que é da casa. Rui Costa tem razão? Evidentemente! Não é este o Benfica que ele deixou há 12 anos atrás. Este não é o Benfica de Rui Costa, nem o meu… nem o de um benfiquista a sério!

Como se pode compreender, depois da pior exibição da época, não há grande margem para construir uma crónica decente. Não houve futebol de qualidade, ninguém de vermelho jogou nada de especial, e o resultado destruiu a ínfima hipótese que havia para conseguir atingir o 1º lugar. Poder-se-ia, talvez, falar de um golo mal anulado logo no primeiro minuto, e em 3 foras-de-jogo mal tirados logo de seguida que impediram o avassalador início de jogo, mas isso não é nada de novo. Estranho seria se houvesse a possibilidade de golear com 4 golos irregulares… como alguns conseguiram! Há alguns erros de arbitragem que beneficiaram o Benfica, parece-me claro, mas quanto ao tardio penalty parece-me evidente à primeira vista... forçado após a 2ª repetição. Mas lições de moral sobre arbitragem não as admito de quem apoia um clube que há anos se enche de títulos corrompendo árbitros e, até, adversários. Haja paciência para os aturar, a minha já esgotou há muito tempo.

Porventura, o tal cansaço que todos vemos e, as surreais actuações de Nélson e de Anderson, diminuem ainda mais quaisquer hipóteses de formar uma equipa com estofo para silverware. Mas não vale a pena criticar exaustivamente e de forma individualizada a actuação do Benfica, até porque há jogadores que já mostraram capacidade e que estiveram próximos da nulidade. Sempre pensei que se fariam algumas alterações à equipa, dando minutos a Miguelito ou a Manú, infelizmente continua tudo na mesma. Quero deixar um espaço, apesar de tudo, para elogiar a humildade e o carácter de Pedro Mantorras, que consegue ser decisivo em poucos minutos, apesar de continuar a ser preterido por uma inutilidade brasileira que aufere 100 mil €/mês. Explicações para tal injustiça eu sei quais são, mas não as quero dissecar aqui. Guardo-as para mim e, acreditem, envergonho-me com elas!

A única nota positiva desta 24ª jornada do Benfica acaba por ser a presença de público em Aveiro, foram quase 30 mil pessoas no Mário Duarte. É motivo para que a Direcção medite se será este o caminho merecido para estes milhares de benfiquistas que se deslocam para ver o clube, que se fazem sócios em massa e que, com orgulho vão dizendo que são benfiquistas. Para adeptos ambiciosos é imperativo haver uma Direcção que não o seja apenas em palavras, mas essencialmente em actos. Essa ambição de que falo deve ser tida em conta no momento em que se fazem contratações de jogadores, no momento em que se deixam sair alguns de forma inexplicável e, principalmente, no momento em que se quer poupar no salário de técnicos, optando pelos baratinhos mas concluindo que, tal como diz Scolari, “os caros são os ruins”!

Aguardo com expectativa o que vai acontecer na 5ª feira, com o Espanyol, sabendo que será muito difícil, com o actual estado das coisas, o Benfica conseguir mais do que uma Meia-Final da UEFA. A campanha europeia acaba por ser bastante interessante, se correr como é esperado, mas não poderá confundir o balanço que se pode fazer da época. Acredito que ainda haja pessoal que acredita num final feliz internamente, confesso que me sinto melhor com a minha consciência ao não tentar iludir-me… para não ter uma desilusão maior! O Campeão deve estar encontrado – e para aqueles lados os parabéns é algo que nunca vão ouvir/ler da minha parte, por tudo o que se sabe e lamenta há tantos anos –, mas vamos ver se ainda há capacidade para segurar o 2º lugar. Escandaloso seria perdê-lo, em plena Luz, com o rival lisboeta. Apesar da espectacular forma do Sporting, espero que, ao menos isso, ainda esteja ao alcance deste Benfica 2006/07.

NDR: Também poderia dizer qualquer coisa sobre as declarações de Paco Soler, treinador do Beira-Mar. Infelizmente não me lembro se disse alguma coisa aquando de outro jogo em que foi expoliado em vários golos, e portanto não dá para comparar se, de facto, tem alguma coerência. Se é que percebem o que estou a dizer...

É imperativo, ainda, indignar-mo-nos com a vergonhosa capa do jornal O Jogo, de hoje. A prova insufismável que o juramento de isenção e honestidade, feito pelos seus jornalístas, é uma falácia.

Podem ver o resumo do jogo aqui. O excelente vídeo é a bS7.

Ficha de Jogo:

24ª Jornada da Liga BWin

Estádio Mário Duarte, em Aveiro

Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

BEIRA-MAR – Eduardo; Ricardo, Devic, Alcaraz e Tininho; Diakité, Luciano Ratinho (Matheus, 77 m), André Leão (Emerson, 42 m) e Rui Lima; Artur (Reginaldo, 88 m) e Delibasic.

SL BENFICA – Quim; Nélson, David Luiz, Anderson (Derlei, 65 m) e Léo; Petit; Katsouranis, Karagounis (Rui Costa, ao int.) e Simão; Nuno Gomes (Mantorras, 79 m) e Fabrizio Miccoli.

Disciplina: Amarelos a Ricardo (18 m), Delibasic (29 m), André Leão (34 m), Luciano Ratinho (39 m), Devic (49 m), Nuno Gomes (71 m) e Emerson (72 m).

Golos: 1-0, Luciano Ratinho (24 m); 1-1, Mantorras (83 m); 2-1, Delibasic (87 m); 2-2, Simão (90+3 m, de g.p.).

#Fotos: Reuters e AFP-Getty Images

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados