quarta-feira, abril 04, 2007

Videoteca Encarnada #3 - Benfica 5-1 Dragões Sandinenses 1996/97


O vídeo diz respeito a um confronto dos Quartos-Final da Taça de Portugal, de 1996/97 e disputado na Luz, entre Benfica e Dragões Sandinenses. A equipa da casa vinha de vitórias frente aos primodivisionários Vitória de Guimarães (3-2, bis de João Pinto) e Marítimo (2-1), e também frente ao secundário Desportivo das Aves, numa partida onde só no prolongamento o 3-1 foi fixado. Lembro-me de sofrer bastante nesse jogo com o Aves, já que o golo do empate apareceu apenas a escassos minutos do fim, por João Pinto. Os Dragões Sandinenses foram o tomba gigantes dessa época tendo eliminado – jogando fora de Sandim – Estrela da Amadora e Sporting de Espinho, equipas que eram da 1ª Divisão.

O Benfica era treinado por Manuel José, que fez alinhar Fernando Brassard na baliza e um quarteto defensivo formado por Marinho (Jorge Soares, 63 m), Jorge Bermúdez, Tahar El Khalej e Pedro Henriques (Lúcio Wagner, 62 m). Como trincos apareceram Tiago e Amaral, enquanto que Valdo, João Pinto e Edgar (Akwá, 62 m) deram apoio ao ponta-de-lança Valdir. António Costa, árbitro nosso bem conhecido, deu mais um do seus grandes “espectáculos”, contribuindo para o avolumar da instabilidade deste Benfica incrivelmente macio. Mesmo assim há a destacar a importância de João Vieira Pinto, que fez um brilhante hattrick, e também realçar uma grande jogada do brasileiro Amaral, que possibilita a estreia a marcar do seu compatriota Valdir “Bigode”.

Depois desta vitória o Benfica disputou as Meias-Finais com o FC Porto, vitória por 2-0 na Luz com Edgar e Valdir a marcarem, mas acabou por perder a Final da Taça com o Boavista, por 3-2. Nessa grande equipa do Boavista despontavam Erwin Sanchez e Nuno Gomes – autores dos 3 golos, 2 do boliviano –, atletas que se transferiram para a Luz na época seguinte.

#os coleccionadores podem fazer o download aqui, garanto que a qualidade da imagem é bastante melhor.

#adicionado a Videoteca Encarnada

#publicado em simultâneo com o
Encarnados