segunda-feira, abril 16, 2007

Crónica 25ª Jornada - "O Que é Qu'é Isto, ó Meu?!"

O Benfica fechou as portas ao Futebol, e duvido que ganhe mais algum jogo até ao final desta penosa época. Felizmente que o Belenenses já se encontra a mais de uma dezena de pontos, apesar de em grande forma, o que impossibilita que o 3º lugar mude de dono até à 30ª jornada. A equipa arrasta-se cada vez mais, está sem soluções práticas, e não tem capacidade física e mental para conseguir jogar um futebol que garanta golos… e muito menos vitórias. É uma pena não poder já acabar com isto, com este estrebuchar de algo que está muito perto do fim. Acabe-se já com o escusado sofrimento deste “feto” e assuma-se, de vez, o “abortivo” 3º lugar como o “prémio” por mais uma época desastrosa a todos os níveis! Confesso que era o meu desejo, há outras modalidades onde estou mais empenhado e onde confio integralmente nos técnicos que comandam essas equipas.

Mas nada disto é surpreendente, as equipas de Fernando Santos são assim... perdedoras, e são-no nos momentos que decidem o seu destino. Acreditem que não esperava uma vitória frente ao Braga, não só porque é uma excelente equipa – apesar de ter um jogo fundamental na 5ª feira, o que se reflectiu no onze titular – mas principalmente por tudo o que está inerente ao actual estado do Futebol do Benfica. Não só é doloroso assistir aos jogos, como também acaba por sê-lo ao tentar escrever alguma coisa sobre o que se passou em campo. Há um treinador que, inclusivamente, vai enxovalhando nas Conferências de Imprensa os jogadores da sua própria equipa – o Gordo, o Tanso, o Suplente de Ocasião, o Coxo… enfim! Também já há escassez de motivação, parece-me evidente, e também é aí que se vê que rareiam os verdadeiros gestores humanos na equipa técnica. Claro que também não se pode pedir muito mais a Nandinhos, Rosários e Justinos. Falta um Álvaro Magalhães, antes quebrar que torcer!

A nível individual só me apetece elogiar David Luiz, apesar de Petit e Karagounis também terem feito um bom jogo. O jovem brasileiro parece ser, no momento, o jogador com mais lucidez e com melhores índices físicos da equipa – com muito menos minutos nas pernas, também é verdade. É impressionante a forma como sai a jogar, lembrando o Carlos Mozer dos bons velhos tempos. No entanto, tem de melhorar a abordagem aos lances aéreos, pois continua a abusar em demasia do jogo faltoso. Mas, aos 19 anos e tendo larga margem de progressão, pode vir a fazer carreira de águia ao peito. Derlei mete nojo, pura e simplesmente. É um patético empecilho e continua a ser um atentado à história do Benfica. Livrem-se de um negócio à Marcel, tenham vergonha na cara. Para quê, continuam a vir para a Luz, tipos com a história deste?
Positiva, ainda, a entrada em campo de Manú, invariavelmente já muito tarde para resultar nalguma coisa de produtivo. Gosto de velocidade, Manú é a velocidade em estado puro...

Boa arbitragem de João Ferreira, apesar de um ou outro erro de menor importância, talvez a melhor desta época na Luz. O árbitro de Setúbal errou nalgumas "faltinhas" a meio campo, e nalguns lançamentos, mas não há lances que tenham desvirtuado a Verdade Desportiva. Seria bom que fosse assim em todos os jogos, já não pedia mais! Apesar de haver um lance onde há um pequeno toque em Simão, já dentro da área, não há qualquer penalty a favor do Benfica. Foi precisamente por ter havido o pequeno toque, e porque o jogador do Benfica escorrega, que não foi mostrado o cartão amarelo por simulação. O único erro grave foi ter poupado o cartão vermelho a uma agressão bárbara de Diego ao “caceteiro” Petit. Ai, o próprio vermelho seria pouco para tão vil comportamento! É incrível como João Ferreira expulsa Manú no Bessa, num lance duro mas onde nem há contacto, e não actua após esta barbaridade.
Terá faltado, também, um ou outro amarelo para ambos os lados. João Pinto – o grande ex-capitão, por quem continuo a nutrir grande admiração, apesar de tudo –, e o próprio David Luiz, são os casos mais gritantes. Trabalho perfeito dos árbitros auxiliares, o golo anulado a Anderson é mais que óbvio.

Acho incrível como é possível não haver uma reacção dos adeptos que se deslocaram para ver o jogo! Apenas hoje vimos um vacilante lenço branco, de alguém que mesmo assim não me pareceu muito preocupado com os 5 jogos consecutivos sem vitórias. 5 jogos que destruíram qualquer hipótese que havia de levar para casa um troféu. Então, e agora? Vai continuar esta pasmaceira, este arrastar da equipa e adeptos, ou a Direcção toma medidas no sentido de vitalizar Abril e Maio? Porque não Chalana, ou Rui Costa como treinador-jogador, até ao final do ano? Não me parece que fariam pior do que a best…er… treinador que lá está no momento. E sempre seriam benfiquistas sem espinha dobrável, se é que percebem o que quero dizer…

NDR: Não posso deixar de falar na publicação de novos escândalos, sempre com os mesmos como protagonistas. Não sei mais o que possa dizer, as vergonhosas evidências não deixam descansado qualquer adepto honesto, independentemente do clube que apoia. Que mais é preciso para que os corruptos sejam punidos? Que mais é preciso para deixarmos de andar a cantar e rir neste país sem leis? Enquanto ninguém faz nada, um clube aproveita as fragilidades dos adversários para se ir enchendo de títulos, baseando a sua recente história na mentira, na corrupção e na violência. Basta, estamos todos fartos desta impunidade que não olha a meios para vencer. Sim, é mesmo “contra tudo e contra todos”… até quando?

Assim que houver resumos do jogo publico o link do vídeo.

Ficha de Jogo:

25ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: João Ferreira (Setúbal)

SL BENFICA – Quim; Nélson (Manú, 85 m), David Luiz, Anderson e Léo (Mantorras, ao int.); Karagounis, Petit, Katsouranis e Rui Costa; Simão e Nuno Gomes (Derlei, 67 m).

SPORTING BRAGA – Paulo Santos; Pedro Costa (Luís Filipe, 61 m), Paulo Jorge, Frechaut e Carlos Fernandes; João Pinto (Andrade, 77 m), Vandinho e Castanheira; Davide, Chmiest (Diego, 65 m) e Cesinha.

Disciplina: Amarelos a Carlos Fernandes (29 m), Léo (38 m), Pedro Costa (53 m), Paulo Santos (58 m), Karagounis (68 m), Rui Costa (69 m), Diego (88 m) e Petit (88 m).

#Fotos: AFP-Getty Images

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados