sábado, agosto 25, 2007

Crónica 2ª Jornada - "Muito Trabalho, Muito Trabalho..."

A maximização da esperança é algo que os benfiquistas fazem, e sentem, como ninguém. Depois da contratação de Camacho, esta semana foi disso um grande exemplo, com treinos a abarrotar e perspectivas de uma Luz lotada. Infelizmente, nestes últimos anos, os sócios do Benfica dão muito mais ao clube do que aquilo que recebem em troca. Aliás, o retorno ao associado, no que ao Futebol Profissional diz respeito, tem roçado o insustentável e só mesmo uma paixão imedível tem possibilitado assistências de mais de 50 mil espectadores. A palavra-chave para que tal aconteça é, mesmo, a esperança.

No 1º jogo de José Antonio Camacho, em 2007/08, o Benfica apresentou algumas alterações e evidentes melhorias em relação a todos os jogos realizados esta época. Desta vez houve extremos – o irreverente Coentrão e um (in)adaptado Assis –, mais raça à Camacho, mais velocidade, mas continuam a subsistir as graves lacunas já detectadas no período, negro, de Fernando Santos. Lacunas essas que só se resolverão, eventualmente, com a entrada de jogadores que sejam exímios na transição para o ataque. E foi precisamente por isso que o Benfica criou pouquíssimas oportunidades de golo em 90 minutos. A equipa até entrou bem no jogo, veloz e com vontade de mostrar serviço ao novo treinador, mas à medida que o tempo ia passando a lucidez ia faltando. A ausência de soluções de banco imediatas é, também, preocupante.

Objectivamente, Nilson fez apenas uma defesa de registo, num míssil de Cardozo na sequência de um livre directo (57 m), e em só mais 3 oportunidades pudemos adivinhar um golo eminente: o inacreditável falhanço de Nuno Gomes, isolado, com remate a roçar o poste (18 m); a má decisão de passe de Fábio Coentrão, quando poderia ter rematado e inaugurado o marcador (41 m); e o remate por alto de Luís Filipe, numa execução deficiente (74 m). Tal como diz Camacho, é muito pouco para um candidato ao título… principalmente frente a uma equipa que veio para defender e que jogava, no ano passado, na Liga de Honra! A má preparação física da equipa também não ajuda, em nada, a vontade dos atletas. Confesso que não compreendo o que é que se andou a fazer na pré-época!

Obviamente que os defensores de Fernando Santos aproveitarão este péssimo resultado para malhar em Camacho, exigindo que ele, em 4 dias, conseguisse resolver as dezenas de problemas criados, em 13 meses, por um tal de... Nandinho. Já estava à espera disto, é preciso muita coragem para assumir o cargo neste momento. Camacho tem raça, tem fibra e tem muita qualidade. Tem o meu apoio incondicional, porque há muito trabalho pela frente! Não digo que não tenham existido erros, porque ninguém é perfeito mas não há duvidas que com Camacho eles serão em muito menor número. E isso já é caminhar no trilho do sucesso.

A destacar, mais uma exibição de grande tranquilidade de Quim, a excelente estreia de Miguel Vítor, e a classe de Petit. O verdadeiro capitão do Benfica tem sido, até agora, o jogador mais regular de 2007/08. Uma regularidade ao nível que nos tem habituado… um nível muito alto, portanto! Katsouranis fez uma boa exibição, também, ajudando bastante o seu jovem colega de sector. Não se pode pedir a Rui Costa que decida todos os jogos, é imoral pensar que um jogador com 35 anos vai manter o nível exibicional igual ao do jogo com o Copenhaga. De Nuno Gomes já não é preciso dizer mais nada, o que ele mostra em campo é bem evidente.

Não faltou, também, o penalty sonegado por Lucílio Baptista a Fábio Coentrão – novamente o Benfica a ser gamado, nesta Liga 2007/08, por um arguido do Apito Dourado. O jovem jogador do Benfica já está a ser penalizado pela forma como, por vezes, se lança para a piscina. Tem, urgentemente, de rectificar essa situação e Lucílio tem de se lembrar que, se há penalty a favor do Benfica, ele é obrigado a marcá-lo. Pode-lhe doer um bocadinho, mas o seu trabalho é esse! Ridícula, também, a forma como o árbitro de Setúbal deixou seguir o jogo quando é mais que óbvia a falta de Miguel Vítor sobre o guarda-redes do Vitória. Felizmente não foi golo e o lance não teve influência no resultado. Falta falar do comportamento anedótico dos árbitros auxiliares. Acertaram em algum fora-de-jogo?

Mas este empate vai direitinho para o bolso de Luís Filipe Vieira, o tal que falava no "melhor plantel dos últimos 10 anos". Plantel que hoje tinha ofensas como Nuno Assis e Luís Filipe, barretes como Bergessio, e dois putos – Miguel Vítor até foi um dos melhores em campo –, como opções principais para o jogo com o Vitória. Fernando Santos e Luís Filipe Vieira destruíram as poucas possibilidades que o Benfica tinha para ser Campeão em 2007/08. Que isso seja reconhecido, e nunca mais esquecido. Eu não me vou esquecer!

NDR: Parece que Manuel Fernandes já não vai jogar em Inglaterra, mas sim junto do seu amigo Miguel. Olhem que dois! O negócio com o Valência ainda não está bem claro, mas finalmente fica tudo resolvido. E pela primeira vez, desde que Mantorras regressou da longa lesão, há um treinador que não tem medo de tomar uma atitude em relação ao evidente problema físico do angolano. Vai “estagiar” durante 3 meses, mas acreditam que volte a ser o que era antes?

O resumo da bS7 está aqui.

Ficha do Jogo:

2ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

SL BENFICA: Quim; Nélson, Katsouranis, Miguel Vítor e Léo; Nuno Assis, Petit, Rui Costa e Fábio Coentrão (Luís Filipe, 70 m); Nuno Gomes (Romeu Ribeiro, 69 m) e Óscar Cardozo (Bergessio, 81 m).

VITÓRIA SC GUIMARÃES: Nílson; Sereno, Danilo (Moreno, 75 m), Geromel e Andrézinho; Carlitos (Desmarets, 63 m), Flávio Meireles, João Alves e Fajardo; Alan (Ghilas, 54 m) e Mrdakovic.

Disciplina: Amarelos a Fajardo (77 m), Sereno (83 m) e Miguel Vítor (84 m).


#Fotos: AFP-Getty Images e Reuters

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados