terça-feira, agosto 14, 2007

Crónica Pré-Eliminatória Liga Campeões - As Lições do "Velhinho"!

Ainda na ressaca da inesperada saída do influente Manuel Fernandes, a expectativa mantinha-se nos píncaros. Véspera de feriado, uma competição ao mais alto nível, estádio quase cheio e muita emoção para ver o Benfica na Luz depois de tantos meses. Não tem sido usual, mas confesso que até estava algo confiante num bom resultado. Apesar de saber que uma equipa de Fernando Santos nunca mostra aquilo que verdadeiramente vale, hoje havia uma aura especial. Não sei explicar. Infelizmente, o que vimos hoje foi, simplesmente, assustador! Indiscutivelmente um dos piores jogos do Benfica nos últimos 2/3 anos. Não há que esconder a realidade. É mais que óbvio!

Para além da estranheza em ver a má prestação da defesa, o que me preocupa seriamente – e já o tinha escrito aqui várias vezes – é confirmar que há um claro deficit nas transições para o ataque. Não há ninguém, com a excepção de Rui Costa, que assuma as despesas da equipa e distribua o jogo, em velocidade, para os homens mais adiantados. Sim, falta Simão. É mais que óbvio que falta Simão. O problema é que não há ninguém no plantel que tenha, a curto prazo, metade da capacidade do antigo capitão. Será Dí Maria? Será Freddy Adu?

Parece-me claro que o Copenhaga deste ano é inferior ao da época passada, e um Benfica a jogar futebol teria, hoje, resolvido a eliminatória com maior ou menor dificuldade. O problema é que a equipa do Benfica não jogou futebol. Teve a enorme felicidade em ver um fabuloso jogador resolver o que parecia irresolúvel. Rui Costa é autor de uma exibição espantosa, do melhor que já fez no regresso ao seu clube do coração. Uma prestação de classe. De frieza. De patrão. Decisiva. E porque não dizê-lo: de um benfiquismo contagiante. 35 anos de puro talento. O “velhinho” dá show e merece, não só, o nosso respeito mas também admiração. Continua a calar muitas bocas, que de futebol percebem pouco.

A nível individual há ainda a destacar, mas não com tanto do brilhantismo tradicional, as prestações de Petit – impecável a defender e seguríssimo na distribuição de jogo – e de Léo – menos bem na defesa do que no ataque. Juntamente com Rui Costa, o melhor em campo, este é um triunvirato de enorme qualidade. Para o anedotário encarnado fica a exibição cataclísmica de Luís Filipe, uma das piores que já vi um jogador do Benfica fazer desde sempre. Falhar todos os passes longos mesmo os simples, a esmagadora maioria dos curtos, não saber posicionar-se, dar imenso espaço ao adversário, ter medo do choque, não acreditar desde o início, não ter postura... não tem nada a ver com a péssima exibição da equipa. Tem a ver com as limitações técnicas, e talvez até mentais, de um jogador sem categoria para o Benfica. Já o disse várias vezes: Nélson é mau, Luís Filipe é uma calamidade.

Quim volta a dar a sensação que estava mal posicionado no golo do adversário, e pouco mais teve para fazer. Luisão ressentiu-se de problemas físicos e esteve longe do seu nível, muito longe aliás. Nuno Assis e Bergessio não demonstram capacidade para a titularidade. O português nunca a teve, admito que o argentino tenha alguns problemas de adaptação que limitam a fluidez do seu jogo. Os dois jovens, Adu e Coentrão, tremeram na Luz e não foram úteis à equipa. O mais preocupante é a irritante tendência do #16 mergulhar em todas as jogadas. Não pode ser. Tem de usar a cabecinha para jogar futebol e não para mergulho sincronizado.

A agressão de cotovelo por parte de David Luiz deve ser sancionada pelo clube, apoiaria a medida. A postura demasiado agressiva deste jovem é uma situação que me preocupa há já algum tempo, e com tendência a agravar-se. O brasileiro tem tudo para ser um central de referência, mas no Benfica não se pode pactuar com indisciplina. Seria importante haver um treinador disciplinador, um treinador de verdade. Infelizmente não temos. Gostei de Katsouranis a central, como interior esteve tão desastrado como tem sido habitual. Lento, alheado do jogo, previsível e muito mal no passe.

Quem não engana é Oscar Cardozo. Para além de achar vergonhosa a aposta num jogador que estava claramente limitado – veremos se a lesão do paraguaio não é agravada, à semelhança de outras opções idiotas do passado –, a confirmação da classe do novo ponta-de-lança do Benfica é inequívoca. Poderoso e imponente fisicamente. Bom de cabeça e nas combinações com colegas. Mas o que impressiona, verdadeiramente, é o explosivo pé esquerdo. Em boas condições físicas será um “Terror das Balizas”. Não foi decisivo no resultado mas teve presença muito agradável.

Em relação à arbitragem há a lamentar o desacerto dos fiscais de linha que acompanharam o ataque do Benfica. Contei 3 foras-de-jogo mal assinalados, 2 deles em jogadas de muito perigo. Viktor Kassai cometeu alguns erros mas não me parece com influência no resultado, é verdade que os mergulhos prejudicaram a sua actuação. Há 3 lances de possível falta na área mas só num ficaram dúvidas, já que a SIC não repetiu as imagens de uma possível mão na bola na área dinamarquesa. O tal lance sobre Léo é limpo, o outro parece ser um mergulho de um dinamarquês em frente a Quim. Também não vi repetição. Vermelho directo perdoado a David Luiz. Claramente.

Não me queria alongar muito sobre Fernando Santos, até porque perdeu quatro jogadores fundamentais neste defeso. Os erros são sempre os mesmos: a postura perdedora e desorientada, a lentidão no banco, a falta de clarividência das suas equipas, os discursos a roçar a idiotice. Todos vocês sabem o que penso, e ainda não é tarde para arranjar um treinador decente antes que se inicie a Liga Portuguesa. Este ano é mais um ano de sofrimento. Mais um ano desperdiçado e sem perspectivas. Um ano de vergonha. Veremos o comportamento do Benfica no Bessa, frente ao Leixões, porque a complicada ida a Copenhaga ainda está distante. Não sei se Luís Filipe Vieira lhe dá uma margem de manobra ilimitada, até ao fim do contrato. Espero que não. Recordo este post. Artur Jorge foi demitido à 3ª jornada.

NDR: Parece que anda por ai um dossier anónimo vindo dos “Acusados”, e seus acólitos. Não deixa de ser hilariante ver até onde chega a estratégia dessa gente. Proponho que se investigue tudo o que há para investigar, sem precisar de trocar de nacionalidade, insultar a Polícia Judiciária e Magistrados, encomendar agressões a Deputados ou fugir para o estrangeiro com a ajuda de “dicas internas”. Ninguém, com um mínimo de lucidez, engole a “fina ironia” da escumalha que construiu, em 25 anos, uma poderosa Associação Criminosa. Eu confio na PGR, eu respeito-os. Que seja tudo investigado, sem limites. Quem é honesto não tem medo de punições. Quem é honesto não foge às responsabilidades. Quem é honesto não se cala. Quem é honesto não tem medo!

Podem ver o resumo do jogo aqui. Mais uma obra-prima da bS7.

Ficha de Jogo:

1ª Mão da 3ª Pré-Eliminatória da Champions League

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)

SL BENFICA: Quim; Luís Filipe, Luisão (Freddy Adu, 38 m), David Luiz e Léo; Petit, Katsouranis, Nuno Assis (Nuno Gomes, 74 m) e Rui Costa; Gonzalo Bergessio (Fábio Coentrão, 46 m) e Oscar Cardozo;

FC KOBENHAVN: Christiansen; Kvist, Gravgaard, Hangeland e Jensen; Noregaard (Sionko, 88m) e Wurtz; Silberbauer, Hutchinson, Gronkjaer e Allback (Nordstrand, 78m);

Disciplina: Amarelos a Gronkjaer (45 m), Luís Filipe (53 m), Petit (58 m), Wurtz (60 m) e David Luiz (67 m).

Golos: 1-0, Rui Costa (25 m); 1-1, Hutchinson (35 m); 2-1, Rui Costa (85 m).


#Fotos: Reuters e SerBenfiquista

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados