segunda-feira, outubro 08, 2007

Crónica 7ª Jornada - O "Terror" de Leiria!

Estava para não ir mas depois, por carolice e à última da hora, lá fui ver o Benfica ao Municipal. Simplesmente vergonhoso o facto das bilheteiras do Estádio não estarem a funcionar, sem ninguém a avisar aquando da revista, e a malta ter de voltar para trás, e andar 300 ou 400 metros, para os ir comprar. Ainda por cima com uma fila gigantesca, com mais de meia hora de espera, que me impediu de ver os primeiros 5 minutos de jogo. O único jogo, em Leiria, em que há uma boa moldura humana, sensivelmente 9 mil pessoas, e os erros da organização são grosseiros e marcantes. Como querem que o Municipal tenha muita gente, de forma regular, se as poucas pessoas que lá vão são mal tratadas? Incompreensível!

A primeira nota de destaque vai para o escalonamento da equipa de Camacho, precisamente como eu, modestamente, acho que deve ser. Há a lamentar a recente lesão de Nélson, e só assim Maxi Pereira tem lugar no 11, mas este meio-campo com Rui Costa, Cristián Rodríguez, Binya – por lesão de Petit, obviamente –, e Katsouranis, deve jogar sempre. Cardozo e Nuno Gomes têm de ser titulares, sempre que estejam em boas condições físicas. Foi o regresso do losango, talvez a melhor táctica para este plantel. Camacho já tinha deixado esta impressão quando fez sair Di Maria, no jogo com o Shaktar, e voltou a confirmá-lo hoje. Na minha opinião, o jovem desequilibrador argentino deve ir fazendo umas segundas-partes, fresco e para partir tudo, até que esteja em condições de ser titular. Neste momento não as tem, disse-o na crónica anterior e reafirmo-o agora.

O jogo, propriamente dito, valeu pela excelente 2ª parte. No 1º tempo as equipas estiveram muito concentradas no meio do terreno e, por isso mesmo, houve poucas oportunidades flagrantes de golo. Destaque para Nuno Gomes: 12 golos marcados à União de Leiria em 15 jogos disputados! É impressionante como o Nuno, mesmo numa péssima forma e num constante jejum de golos, lá vai picando o ponto contra os leirienses. Cristián Rodríguez e Gilles Binya voltaram a encher-me as medidas e foram do que melhor se viu em Leiria. O uruguaio é rapidíssimo, com um controlo de bola exímio e foi sempre dos mais perigosos. O camaronês, apesar de algumas faltas desnecessárias, assume-se como o patrão do meio-campo defensivo, na ausência de Petit. Dois jovens, duas promessas de futuro! Bom jogo de Rui Costa e de Luisão, apesar do falhanço no 1º golo do jogo.

Edcarlos, Quim e Katsouranis mantêm o elevado nível dos últimos tempos, enquanto que Léo vai-nos dando alguns sinais de preocupação. A grande classe de Sougou explica alguma coisa, mas o brasileiro não anda bem há já alguns jogos e hoje, após nova má performance, até acabou por ser substituído. Espero que seja apenas uma má fase, porque Léo é um jogador fundamental neste Benfica. Já deu para ver que Maxi Pereira não pode ser o lateral-direito desta equipa. É mau no posicionamento defensivo, dá inúmeros espaços, e é muito duro de rins. Apesar de um ou dois bons cruzamentos não tem a "explosão" necessária para os lances ofensivos. Mas mesmo assim não me parece pior do que Luís Filipe!

Foi deprimente a exibição de Cardozo. Nos últimos 20 minutos já nem corria e ficava, lá pela frente, completamente estático. Dois ou três bons pormenores e um falhanço incrível, de cabeça, para quem custou 9 milhões de euros. Muita dificuldade a segurar bolas e muita lentidão. Tenho fé que seja uma questão de adaptação ao país, a este futebol, e até um excessivo cansaço originário da Copa América, mas até agora estou bastante desiludido com as suas prestações. Para avançados que criam espaços, fazem "tabelinhas", ou ganham no choque, um Karadas ou um Marcel chegam e sobram. Cardozo, pelo que custou e pelo que dizem que vale, tem de marcar golos.

Como nota de indignação há a destacar a vergonhosa arbitragem de João Ferreira que, após não ter assinalado um penalty mais que evidente de Luisão sobre João Paulo, fez da 2ª parte o seu espectáculo individual. Só faltou marcar o golo da União de Leiria! Para além do escandaloso agarrão em Nuno Gomes, dentro da área, passando por 3 foras-de-jogo mal assinalados e com jogadores do Benfica em posição privilegiada para fazer o golo, ainda teve a lata de inventar uma pseudo-falta de Nuno Assis, no último minuto, que daria a oportunidade a Laranjeiro – que ultimamente até anda de pé quente, nos livres, e fez uma grande partida – para empatar.

Há, ainda, um lance de mão na bola na área leiriense que me parece penalty, mas ainda não o revi na TV. E que tal as faltas sobre Cardozo serem marcadas? Não precisam ser muitas, só as que existam! Há um abalroamento de Hugo Costa sobre o paraguaio, ainda na 1ª parte e quando este se isolava, que daria vermelho directo ao jogador leiriense. O lance, no entanto, é claramente fora da área.

Quebra-se o ciclo de 5 jogos sem vitórias, e hoje o que mudou não foi apenas o facto das bolas terem entrado. Houve mais objectividade e melhor circulação de bola, menos rodriguinhos e um melhor posicionamento táctico. A mudança do sistema, para o 4-4-2, teve importância fundamental na performance sobre uma União moralizada pela vitória frente ao Leverkusen. A paragem, para jogos da Selecção, deverá contribuir para o melhoramento da equipa.

NDR: Naqueles convívios na fila da bilheteira, ouvi uma história surreal de um tipo do FC Porto – e não era ele que a estava a contar, mas sim um amigo a quem ele a tinha contado – que, no último União-Porto, ali foi espancado e assaltado por elementos da claque do próprio clube, mesmo tendo um cachecol portista vestido. "Foi-se" a carteira, o cachecol, o telemóvel… e até os bilhetes que tinha comprado para o jogo! A conclusão era... “E o tipo, mesmo assim, continua a ser fanático do FC Porto!”

Confesso que, por vezes, me perdia no jogo e preferia olhava para os topos para ver a malta dos NN, e dos Diabos, a cantar. Isso diz tudo sobre a sua extraordinária performance vocal. A saída do jogo ainda cumprimentei o João Querido Manha. Muito simpático, foi ele o primeiro a estender-me a mão quando o estava a felicitar pelo seu trabalho.

“Otra vez la misma pregunta?” Eh eh eh, ganda Camacho! Parabéns ao Nuno pelas declarações no flash interview.

Podem ver o resumo do jogo aqui. O vídeo é da bS7.

Ficha do Jogo:

7ª Jornada da Liga BWin

Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria

Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal)

UNIÃO LEIRIA: Fernando; Laranjeiro, Hugo Costa, Éder Gaúcho e Patrick; Cadu, Tiago e Toñito (Paulo César, 74 m); Sougou (Ngal, 73 m), João Paulo e Maciel.

SL BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Luisão, Edcarlos e Léo (Luís Filipe, 66 m); Katsouranis, Binya, Rui Costa (Di Maria, 73 m) e Cristián Rodríguez (Nuno Assis, 85 m); Nuno Gomes e Óscar Cardozo.

Disciplina: Amarelos a Tiago (17 m), Sougou (60 m), Binya (69 m), Nuno Assis (88 m) e Paulo César (88 m).

Golos: 1-0, Cadu (2 m); 1-1, Nuno Gomes (15 m); 1-2, Nuno Gomes (64 m).


#Fotos: Reuters e Record

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados