domingo, outubro 28, 2007

Crónica 8ª Jornada - À Camacho!


Raça, suor, vontade, com apenas 10... e até ao último minuto! É este o Benfica de que nos orgulhamos, uma equipa que luta com todas as armas que tem e nunca desiste até conseguir os seus objectivos. Hoje já tivemos um cheirinho daquilo que Camacho pretende para a equipa… a tal equipa à Camacho. Numa excelente 2ª parte, e com opções tácticas à treinador, nem uma prestação idiota de Pedro Proença impediu o desenrolar de um grande jogo de futebol, e a consolidação de uma vitória indiscutível. Na minha óptica, o lance decisivo terá sido o penalty defendido por Butt. Não só desmoralizou Makukula, e os seus colegas, mas também deu um importante boost de confiança aos restantes 10 elementos do Benfica que ficaram em campo. Camacho, com as alterações tácticas que introduziu na 2ª parte, essencialmente com derivação de Maxi Pereira para o meio e com a entrada de um elemento fresco para a banda direita, fez o resto.

A nível individual, há a destacar a extraordinária prestação de Léo, e já tinha estado soberbo no desafio com o Celtic – e de Cristián Rodríguez. Quanto a mim foram os dois melhores jogadores do Benfica, no que diz respeito a entrega, à velocidade empreendida nos lances e ao discernimento durante os 90 minutos. O brasileiro até dá a oportunidade para Adu resolver o jogo, após um trabalho individual ao seu estilo. O uruguaio não passa despercebido a quem gosta de Futebol, basta vê-lo jogar para compreender porque tem sido dos melhores jogadores desta equipa. E é incrivelmente jovem, apenas 22 anos, pelo que terá muito para dar ao Benfica se por cá ficar. Quando, e se, conseguir rematar mais vezes e fazer golos será de nível Mundial.



Binya tem muitíssimo talento, e é um recuperador de bolas nato, mas nunca vi ninguém no Benfica que fosse tão caceteiro. Eu abomino jogadores caceteiros! É um aprendiz de Paulinho Santos, e se não houver mão nele será um caso grave. Ainda não se vê maldade mas um jogador deste tipo, a jogar assim no Benfica, nunca terá sucesso. Hoje teve sorte em não ter sido expulso, porque por norma os árbitros não perdoam coisas destes a jogadores encarnados. Quim e Edcarlos foram comidos de cebolada no 0-1, o que torna a sua prestação negativa, tal como também foi a de Di María, talvez o pior elemento de hoje. Camacho apostou nele de início e ficou, com certeza, arrependido, até porque corrigiu o erro ao intervalo.

Hoje não gostei do constante atabalhoamento de Cardozo, nem do excessivo individualismo de Rui Costa. Freddy Adu já é um caso sério de popularidade e de produtividade. Mais uma vez no sítio certo, mas uma vez a resolver! Maxi Pereira, a jogar no meio, foi um luxo! Luisão e Katsouranis muito seguros no processo defensivo, o grego esteve um pouco apagado no ataque. Butt entrou bem e mostrou as tais credenciais a defender penaltys, sempre rende o chorudo ordenado que veio para cá ganhar. E quem foi o tipo que jogou com a camisola do Luís Filipe?



Não percebo como é que este árbitro pode ter sido o melhor classificado da temporada passada. É erro atrás de erro,ainda por cima com uma postura intimidadora e emproada. Como é possível Pedro Proença ter deixado em campo Binya e Kanu, por duas entradas a matar sobre Marcinho e Edcarlos? Depois, o camaronês ainda dá uma sapatada no rosto de um jogador do Marítimo e volta a ficar em campo. E se já não bastava isto, o árbitro de Lisboa ainda deixa passar um penalty do tamanho do Estádio da Luz, cometido sobre Léo e quando tem o ângulo de visão completamente aberto.

Felizmente não teve influência no resultado, porque o Benfica ganhou o jogo, mas poderia ter acontecido o mesmo que sucedeu contra o Leixões e o Vitória de Guimarães. Já se esqueceram? Em relação à expulsão de Quim, com o consequente penalty, é um lance discutível – porque há contacto mas este não é promovido pelo guarda-redes – mas aceito que se marque. É um lance muito semelhante ao que permitiu o empate do FC Porto em Marselha, e está sujeito a interpretação, mas, na minha óptica, Pedro Proença decidiu bem.



A subida ao 2º lugar acaba por ser natural, pelo menos para mim, visto que o Sporting tem uma equipa bastante fraca este ano, e quando se começa a entrar em crise fica complicado sair de lá. Importante será garantir a Fase de Grupos da Taça da Liga, ganhando em Setúbal, e depois derrotar o Paços de Ferreira numa deslocação bastante complicada. O próximo mês é bastante "mexido", ainda com a deslocação decisiva a Glasgow, portanto é imperativo que não haja lesões e que a consistência da equipa comece a ser solidificada.

NDR: Viram o pé descalço do Makukula? Aquilo é quê, um 52? Livra! Podia falar no desastre que foi a exibição de Ricardo Esteves mas, não sendo o disparate no penalty, até seria o melhor em campo dos madeirenses. Viram a assistência para o 0-1?

Podem ver o resumo do jogo aqui. O vídeo é da bS7.

Ficha do Jogo:

8ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

SL BENFICA: Quim; Maxi Pereira (Freddy Adu, 80 m), Luisão, Edcarlos (Butt, 30 m) e Léo; Katsouranis e Binya; Di María (Luís Filipe, ao int.), Rui Costa e Cristían Rodríguez; Óscar Cardozo.

CS MARÍTIMO: Marcos; Ricardo Esteves, Ediglê, Van der Linden e Evaldo; Mossoró, Olberdam, Wénio e Marcinho (Djalma, 78 m); Makukula (Briguel, 81 m) e Kanu.

Disciplina: Amarelos a Ricardo Esteves (18 m), Wénio (19 m), Binya (39 m), Marcinho (76 m) e Luisão (83 m). Vermelho directo a Quim (29 m).

Golos: 0-1, Kanu (7 m); 1-1, Cardozo (17 m, de g. p.); 2-1, Freddy Adu (86 m).


#Fotos: Record e AFP-Getty Images

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados