quinta-feira, outubro 04, 2007

Crónica Fase Grupos Liga Campeões - O Melhor Plantel...

Confrangedora a exibição de hoje, de meter dó. Não só a atacante, como tinha sido em quase todos os jogos, mas também a defensiva. Até Léo, que costuma ser fabuloso, fez um péssimo jogo. Já o disse várias vezes mas volto a repetir: a equipa actual do Benfica é muito fraca, e sem ovos não se fazem omoletas. Do meio campo para a frente, e não contando com o veterano Rui Costa, há apenas promessas inconstantes e bons jogadores. Sim, apenas bons jogadores e não excelentes jogadores. E volta a tal conversa que vocês já não podem ouvir/ler: Miccoli, Simão, Karagounis… e Manuel Fernandes.

É óbvio que custa estar sempre a bater na mesma tecla mas é incomodativo ver que a construção deste plantel foi feita em cima do joelho! Mas já olharam bem para a equipa do Shaktar? Lucarelli, Ilsinho, Srna, Fernandinho, Chygrynskiy seriam titulares, de caras, em qualquer grande português. Não só são jogadores fenomenais, como se viu hoje e se sabe, mas também pelo preço que valem… que é astronómico! Foram quase 70 milhões de euros, em contratações, que é o triplo do Benfica mais investidor de sempre. O ala Ilsinho custou mais que Óscar Cardozo. Esse, sim, é um grande plantel e ainda com Nery Castillo, o fabuloso mexicano dos 20 milhões de euros, e um central titular da República Checa no banco. Nem jogou o Willian, o tal dos 15 milhões que era caríssimo para o Benfica. É uma equipa fortíssima e muito acima deste Benfica. “O melhor dos últimos 10 anos”?! Para rir...

Quando se critica o Camacho por fazer entrar Binya, e o camaronês foi o melhor jogador do Benfica na 2ª parte, está tudo dito. Camacho tem as suas responsabilidades, nomeadamente não jogar com dois avançados, mas com este patético plantel queriam milagres? Há pouca profundidade na equipa, em virtude do último passe continuar a ser mal executado. O único lance de jeito de Di Maria foi o remate à barra, não fez mais nada de relevante. Actualmente, e acredito que venha a melhorar porque tem muito talento, o futebol de Di Maria estagna a progressão da equipa. Tem um genial drible curto mas um extremo que não sabe rematar, nem centrar, nem passar a bola – ou seja, não decide bem no último passe –, não pode ser titular no Benfica. Reconheço-lhe muito potencial, mas a jogar assim é facilmente anulável. Devia ser introduzido na equipa aos poucos, mas o pior é que não há mais ninguém e, hoje, até Rui Costa esteve desinspirado.

Grande jogo fez Rodríguez, que se assume cada vez mais como o melhor reforço de 2007/08. Camacho continua a não incluir dois avançados, o que considero um erro crasso. É verdade que Nuno Gomes e Óscar Cardozo não têm passado de nulidades confrangedores mas há que os incluir ao mesmo tempo, ou o ataque manter-se-á inexistente. Claro que, se se falharem golos como o do derby de Sábado passado, podem lá estar 5 ou 6 que não vai fazer diferença. E qual a explicação para não se fazerem as 3 alterações? Não vou pelo discurso alarmista que já exige a demissão do espanhol, e há muitos com esse pensamento, porque o treinador é o último culpado de tudo o que está a acontecer. Está na hora de assumir as responsabilidades, sr. Luís Filipe Vieira!

Uma surpresa a derrota do Milan em Glasgow! Assim, facilmente chegamos à conclusão que este Benfica só terá lugar, eventualmente e com muito suor, como 3º classificado do grupo. O que já era, como se devem lembrar, o que tinha dito aquando do sorteio. O grupo é bastante complicado e a luta com o Celtic definirá o futuro do Benfica, porque Milan e Shaktar são equipas de um outro nível. Aqui, a vitória dos ucranianos é indiscutível, porque foram superiores em todo o jogo. Seria injusto que não saíssem da Luz com uma vitória, mesmo que o único golo apontado tenha acontecido no seguimento de uma falta flagrante sobre Nélson. Wolfgang Stark, autor de uma arbitragem miserável, deixou seguir o lance de forma incrível. Nélson até teve de ser substituído!

Ficha do Jogo:

2ª Jornada da Fase de Grupos da Champions League

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)

SL BENFICA: Quim; Nélson (Nuno Gomes, 44 m), Luisão, Edcarlos e Léo; Maxi Pereira e Katsouranis; Di Maria (Gilles Binya, 60 m), Rui Costa e Cristián Rodríguez; Óscar Cardozo.

SHAKTHAR DONETSK: Pyatov; Darijo Srna, Chygrynskiy, Kuscher e Rat; Ilsinho (Duljaj, 79 m), Lewandowski (Hubschman, 85 m), Jadson (Nery Castillo, 76 m) e Fernandinho; Cristiano Lucarelli e Brandão.

Disciplina: Amarelos a Katsouranis (56 m), Cardozo (68 m), Rodriguez (77 m), Srna (77 m), Fernandinho (81 m) e Castillo (82 m).

Golos: 0-1, Jadson (42 m).


#Fotos: AFP-Getty Images

#adicionado a
Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados