quinta-feira, novembro 01, 2007

Crónica Taça Liga - "A Noite dos Mortos-Vivos!"


Pouco há a dizer sobre este jogo, que já não estivéssemos à espera. Aliás, o mais inesperado acabou por ser o conjunto de inacreditáveis opções tácticas de José Antonio Camacho. Tudo isto depois de ter sido decisivo na jornada anterior da Liga. Dou de barato o facto de se pretender apresentar uma equipa alternativa, até porque essa sempre foi a posição oficial do Benfica nesta Taça da Liga. Neste momento era uma opção discutível, tendo em conta a dificuldade do adversário – que ainda não perdeu esta temporada e tem uma equipa fortíssima – e o carácter decisivo do confronto. Quando há muitos equívocos, quer do treinador quer na exibição individual da esmagadora maioria dos atletas, as coisas tornam-se muito mais complicadas! Cá está a prova, mais uma, de que a 2ª linha do Benfica não está ao nível dos pergaminhos do maior clube português.

Compreendo, no entanto, que há jogos importantes num futuro muito próximo e os suplentes também cá estão para jogar, mesmo que se saiba que muitos não têm qualidade para tal. Não é por aí que as críticas aparecem, mas pela incrível opção em Edcarlos a médio – com Nuno Assis de fora dos 14 – e pelas saídas de campo de Cristián Rodríguez e Freddy Adu, que estiveram algo apagados ao longo da 1ª parte mas que pareciam estar a melhorar antes de serem substituídos. E como é possível Yu Dabao ser opção em detrimento de Mantorras? Parece que a vitória não era muito importante, mesmo para Camacho, e isso será sempre criticável e condenável. Esta competição tem pouca importância mas o Benfica, pela sua História, deve entrar sempre para vencer. É uma exigência! Já várias vezes dei a minha opinião sobre o actual plantel do Benfica e se acho que o 11 titular é bastante fraco muito mais será com vários jogadores suplentes. Daí, não surpreende que o Benfica tenha sido dominado em Setúbal, durante 90 minutos, deixando sempre a sensação que seria muito difícil passar a eliminatória.

A análise individual não é muito abonatória para quem vestiu o manto sagrado na 4ª feira. Butt não parece dar confiança à equipa, mas pode ser pelo facto de não estar entrosado. Quem conhece o Futebol Mundial sabe que o alemão é um guarda-redes com qualidade mas, nesta estadia em Portugal, ainda não me convenceu. Marc Zoro está na mesma situação, mas como é muito jovem tem tempo para se adaptar ao clube e à realidade portuguesa. O marfinense esteve muito mal em Setúbal, com responsabilidade directa nos golos do adversário, mas vou aguardar para dar uma opinião definitiva. Luís Filipe voltou aos bons velhos tempos pré-Marítimo, e foi, mais uma vez, um dos piores. Tal como Miguelito, que tarda em mostrar capacidade para fazer parte do plantel. Di María não esteve em Setúbal, a sua saída de campo pecou por tardia.

Bergessio fez o seu melhor jogo no clube, mas está muito longe de uma exibição aceitável. Mantém-se lento e trapalhão! Fábio Coentrão e Yu Dabao, neste momento das suas carreiras, são apenas equívocos. Andrés Diáz não interessa e Edcarlos tem alguma qualidade mas como 3º/4º central. Nunca para uma titularidade consistente e muito menos noutra posição que aquela onde costuma jogar. Luisão e Binya foram, para mim, os dois melhores jogadores do Benfica. O capitão ainda não está ao seu nível mas esteve seguro e lutador, tal como o camaronês. Binya esteve mais comedido em matéria de faltas, mas não menos impetuoso. Que seja uma evolução equilibrada e não um mero acaso.

Em relação à arbitragem há a lamentar um penalty não assinalado de Luís Filipe mas, como tento ser coerente, também vi outro penalty na área do Setúbal feito ao mesmo estilo, sobre Freddy Adu. É precisamente uma protecção de bola para o guarda-redes a segurar, mas acaba por derrubar o americano. Não sei dizer quem foi o jogador sadino que cometeu a falta, mas quem viu o jogo sabe de que lance me refiro. O público benfiquista também se manifestou no Bonfim, perante o silêncio comprometido dos histéricos setubalenses. O porquê disto não se comentar na Imprensa não me surpreende, o golo irregular do Setúbal, na semana passada, também foi pouco "explorado". O penalty sobre Bergessio é evidente, e as imagens televisivas confirmam-no, mas não se compreende a surreal complacência de Paulo Costa com as simulações na área do Benfica. Só Matheus fez umas 3, situação que condicionou bastante a actuação da defesa visitante.

E o que dizer desta reacção de Carvalhal: "Toma, Filhos da Put@. Chupem, c@r@lho!" E ainda por cima repetida nos dois golos. É uma provocação lamentável, um falta de educação gritante, um comportamento reprovável e indigno de um treinador que representa a sua classe, em directo, na TV. Não fica nada atrás da violência física de Scolari que indignou tanta gente, apesar da Imprensa escamotear algo que nunca tinha visto em Portugal, nos tempos mais recentes. É este tipo de gente que, depois, exige o respeito da massa adepta do Futebol? Uma vergonha!

NDR: Pensei que isso das coisas do Guinness era algo sem interesse e que não trazia nenhum prestígio ao clube, antes uma pontinha de ridículo. Foi dito quando se bateu o recorde de Pais Natais, na Luz, e quando o Benfica se sagrou, prestigiosamente, o Maior Clube de Futebol do Mundo. Os aviõezinhos de papel é que interessam, de certeza. Ainda não parei de rir! Menos hilariante é o facto de, pela 2ª vez consecutiva e já em Paços de Ferreira também se tinha passado, o FC Porto se adiantar no marcador com um golo irregular. Assim, continua a não haver Campeonato que dignifique o país. Ninguém faz nada?

A polémica do dia diz respeito ao afastamento do Benfica de Andrade e Sousa, mas o que se deve discutir é a razão da entrada no clube de dois escroques ex-FC Porto, ligados directamente à Máfia Azul e Branca que corrompe o Futebol Português há 25 anos. Isso é que eu gostava de ver clarificado, ou melhor, gostava que fosse desmentido porque me envergonha a mim, ao Benfica Clube e ao responsável que deu a autorização para tal. Principalmente porque, antes das suas entradas no clube, o Presidente falou no caso de Paulo Gonçalves, e num comunicado foi abordada a situação do Jorge Gomes.
Derrota injusta do Fátima, principalmente da forma como aconteceu e como todos viram. O que se fala, claro, é da eliminação do Benfica e da arbitragem de Paulo Costa. Enfim...

Ficha do Jogo:

2ª Mão da 4ª Eliminatória da Carlsberg Cup

Estádio do Bonfim, em Setúbal

Árbitro: Paulo Costa (AF Porto)

VITÓRIA SETÚBAL: Eduardo; Janício, Robson, Auri e Adalto; Elias, Sandro e Ricardo Chaves; Paulo Roberto (Edinho, ao int.), Cláudio Pitbull (Filipe Gonçalves, 88 m) e Matheus (Bruno Gama, 81 m).

SL BENFICA: Hans-Jörg Butt; Luís Filipe, Marc Zoro, Luisão e Miguelito; Di Maria (Fábio Coentrão, 70 m), Binya, Edcarlos e Cristián Rodríguez (Andrés Diaz, 64 m); Freddy Adu (Yu Dabao, 85 m) e Gonzalo Bergessio.

Disciplina: Amarelos a Bergessio (20 m), Robson (37 m), Adalto (38 m), Edcarlos (42 m), Ricardo Chaves (45 m), Butt (62 m), Pitbull (64 m) e Fábio Coentrão (74 m).

Golos: 0-1, Freddy Adu (45 m, de g. p.); 1-1, Matheus (67 m); 2-1, Edinho (82 m).


O Vitória de Setúbal apura-se para a Fase de Grupos com um agregado de 3-2.

#Fotos: SerBenfiquista

#adicionado a
Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados