sábado, janeiro 28, 2006

Crónica 20ª Jornada - A Vitória da Humildade na Vergonha do Ano!!


Muito se disse e escreveu durante a semana sobre o derby da 20ª jornada. Alguns textos da blogosfera nacional, realmente fantásticos, adoçaram e espicaçaram o "apetite" dos adeptos – principalmente os benfiquistas. Nem o mais fanático sportinguista pensaria num desfecho desta magnitude e principalmente com uma exibição tão arrasadora.

O ambiente em redor do confronto com a "lagartagem" parecia fabuloso com a Luz completamente lotada, todos os adeptos de futebol atentos à SportTV e com uma esperança enorme num grande jogo de futebol culminado numa vitória estrondosa do Benfica. Tal não aconteceu muito por culpa da patética e miserável exibição dos jogadores da casa. O Sporting fez uma exibição fantástica, de querer, garra e humildade que há muito não se via por aquelas "bandas" dando uma autêntica lição de profissionalismo e humildade aos, até ontem, muito elogiados jogadores benfiquistas. Finalizada, portanto, a espectacular série de vitórias consecutivas e de forma inglória.


Sinceramente ainda estou para perceber porque razão a equipa do Benfica entrou em campo de forma arrogante, com a convicção que o jogo já estaria ganho e que mais tarde ou mais cedo os golos acabariam por aparecer sem que fosse preciso muito esforço. A humildade é fundamental em qualquer desporto e quando não se tem uma dose valente arrisca-se a ter resultados como o de ontem.

É inconcebível que profissionais de futebol pagos a peso de ouro tenham uma atitude como a que tiveram ontem os jogadores do Benfica. Se já no início as coisas estavam mal paradas, depois do golo do Simão ainda se complicaram mais. Se já corriam pouco, passaram a uma apatia revoltante. Quando o Sporting – principalmente Liedson – deu a volta ao resultado era vê-los a correr que nem desalmados. Mas já era tarde! Com a ânsia de pelo menos empatar o Benfica sofreu novo golo que acabou por completo com as esperanças de um bom resultado ou outro menos mau.

Confesso que os últimos minutos foram complicados para mim e já nem os vi com muita atenção em virtude das discussões acesas com quem estava a ver o jogo – tudo na desportiva, eh eh – mas mesmo assim ainda deu para ver que a indisciplina se apoderou da equipa. Naquele momento os jogadores aperceberam-se que já não havia mais nada a fazer e, manifestamente, enervaram-se criando alguns problemas ao árbitro. Vergonhoso!

O que mais me custa nesta derrota é que para além da mesma ser indiscutível o Benfica não fez um único remate perigoso à baliza em lances de bola corrida. Não teve uma única oportunidade de golo e foi completamente massacrado na sua própria casa. Custa muito! Foi uma das piores exibições deste ano se não a pior onde voltou à minha consciência o sentimento que tive nos 3-0 em Bruxelas.


Individualmente, a única exibição de que gostei foi a de Petit pelo facto de ter sido o único com clarividência para fazer alguma coisa pela equipa. Perdeu-se, no entanto, quase no final do jogo com as, cada vez mais constantes, implicações com adversários. E teve, inclusivamente, uma entrada para vermelho sobre Liedson que não foi sancionada.Outra exibição que parecia prometedora era a de Luisão, muito seguro nos instantes iniciais – apenas uma falha na 1ª parte ao esquecer-se da marcação num remate perigosíssimo do adversário já dentro da área – mas perdeu por completo o controlo de marcação ao Liedson – dejá vu! – e é por isso responsável que o seu alvo de marcação tenha feito dois golos. Mesmo assim foi dos melhores.

As apostas pessoais do treinador revelaram-se, novamente, um fiasco com as exibições pálidas de Nélson na lateral esquerda – para quando os jogadores nas suas posições de origem? – e de Manduca no apoio ao ataque – não o vi durante todo o jogo, será barrete? O que será que Koeman pretende com estas opções tendo em conta o excelente banco que tem? Com um defesa-esquerdo de grande categoria – Léo, e um médio de grande nível que já não joga desde Setúbal – Karagounis – não há que inventar Sr. Koeman!

Muito mal novamente o Beto – com uma grande penalidade cometida num erro primário de iniciado e um jogo sempre às “aranhas”, e uma catástrofe total na exibição de Alcides. Por vezes pareceu patético o seu posicionamento nos lances aéreos roçando o amadorismo – até tem feito jogos muito bons nos últimos tempos, não se compreende o que aconteceu! Foi uma exibição para esquecer… ou recordar, a do internacional sub-21 brasileiro, já que foi o culpado directo em dois golos do adversário devido a erros monumentais de posicionamento defensivo.

Completamente “desaparecidos em combate” estiveram Geovanni – nenhuma jogada de relevo muito pelo facto da colocação na ala em detrimento do centro do ataque, Simão – apenas visto na marcação do penalty à semelhança da jornada anterior – e Nuno Gomes – sem apoio algum durante todo o jogo.

Os suplentes que entraram – Laurent Robert, Manuel Fernandes e Marcel – pouco ou nada trouxeram de novo à equipa e tiveram, inclusivamente, poucas oportunidades de tocar na bola tal o caudal ofensivo do Sporting. Robert apenas se viu num livre fraco a 35 metros, Marcel nem chegou a rematar à baliza e Manuel Fernandes esteve o desastre dos últimos tempos com novas falhas no preenchimento da posição defensiva.



Guardo a análise final às individualidades para o guarda-redes Moretto. À semelhança da jornada anterior voltei a não gostar nada do que vi. Fez uma grande defesa, é verdade, num remate do Sá Pinto – até me pareceu que a bola ia para fora – mas no resto do jogo esteve muito mal. Falhou novamente nas saídas a cruzamentos – tal como já tinha acontecido na jornada anterior – e pareceu muito preso de movimentos nas saídas da área. Poderia ter feito um pouco mais no lance do 3º golo, já que me parece que sai demasiado tarde e voltou a ser infeliz no penalty que por pouco não defendeu. Espero sinceramente e desejo com grande convicção que em Leiria na próxima jornada jogue o Quim de início – que, aliás, nunca deveria ter saído da equipa.

Guardo uma palavra final para elogiar fortemente a exibição da equipa de arbitragem comandada pelo Pedro Henriques. Pareceu-me que houve uma grande penalidade por assinalar por uma falta de Tonel sobre o Nuno Gomes mas fora isso não houve erros assinaláveis. O árbitro de Lisboa é, de longe, o melhor árbitro português da actualidade e o melhor desde Vítor Pereira. Deixa jogar quando deve, pára as jogadas quando devem ser paradas e controla o jogo disciplinar e tecnicamente como ninguém. Posso dizer que é o único árbitro que me fez ver um jogo – Boavista contra outro clube que não me recordo no Bessa num jogo recente – apenas para ver a sua exibição. Elogios também para o auxiliar tão “minado” pelas críticas do Sporting que fez uma excelente actuação. Com equipas de arbitragem assim, o futebol melhora e muito, é pena que não tenham todos esta competência.

É-me extraordinariamente difícil engolir este tipo de resultados contra o maior rival do meu clube. Hoje é um dia triste, é daqueles dias que não tenho vontade de ler/ouvir noticias de desporto mas é de realçar que o SLB – actual Campeão Nacional – ainda está na frente dos seus rivais de Lisboa e a apenas 3 pontos do líder. Se os benfiquistas já eram bombardeados diariamente com o Estoril, Veiga, APAF, Levados ao Colo e todas essas patetices preparem-se para mais umas sessões de provocação por parte dessa comunidade tão humilde e respeitadora que são os sportinguistas.

É que nós, os benfiquistas, nas derrotas justas não procuramos justificações patéticas nas exibições dos árbitros. Sabemos reconhecer quando não fomos os melhores.
Obviamente que nada está perdido e temos todas as condições de renovar o título. É verdade que em caso de vitória do FC Porto no jogo de hoje contra o Rio Ave as coisas complicam-se um bocadinho mas ainda há 42 pontos em disputa e com deslocações muito difíceis por parte do maior concorrente.

Está tudo em aberto! Parabéns ao Sporting pela vitória. Garra e vontade precisam-se em Leiria, não nos deixem ficar mal. FORÇA BENFICA, para sempre!

PS1: Absolutamente ridículo o corte de cabelo do Ricardo. Quem quer respeito tem de se dar ao respeito. Patas de Leão? Enfim...

PS2: Mais de 15 anos depois, hoje nevou na minha terra. Bonito!