segunda-feira, maio 15, 2006

As escolhas de Scolari

Começo desde já por dizer que sempre gostei de Scolari. É frontal, determinado e com grande poder de chefia sem ser ditador. Talvez por isso tenha granjeado muitos inimigos (bem identificados, por sinal), que têm em si o efeito contrário ao desejado. As críticas e tentativas de pressão dão-lhe mais força e determinação para pôr em prática as suas ideias e não arreda pé das suas convicções.

Porque esta é das tais coisas. Quando um seleccionador/treinador ganha é levado em ombros em grandes manifestações de júbilo e homenagem, quando perde é apredejado em praça pública. É por isso extremamente difícil ser-se treinador em Portugal, e muito mais difícil será ser seleccionador. Porque um seleccionador mexe com clubismos e clubites - é impossível por mais que se tente ser-se imparcial, até na Seleccção e porque quem selecciona como que trai as nossas expectativas e preferências por este ou aquele jogador.

Por isso nunca contesto as suas convocatórias, se bem que questione um pouco o seu critério aqui e ali. Na convocatória de hoje, por exemplo, questiono a insistência em Ricardo e muito mais em Quim, que por via dos poucos - ou quase nenhum - jogos deveria ceder o seu lugar de nº2 a Bruno Vale. E se a experiência conta muito, a boa forma física contará muito mais.

O caso de Quaresma é discutivel apenas no termo pedagógico da coisa. Afinal vai-se disputar um Europeu de futebol, e a falta de Quaresma sentir-se-ia muito mais nos sub-21 que nos AA. Porque sendo um jogador de qualidade é praticamente insubstituível e a sua ausência seria um rude golpe para o Prof. Agostinho.

No entanto, apesar de ser um critério seu, é obrigatório questionar a escolha de Ricardo Costa. Excepto para os portistas (a clubite existe, não duvidem) foi para todos um balde de água fria, quase uma desilusão.
Não gosto de Ricardo Costa como jogador. Não o acho com nível suficiente para substituir Jorge Andrade e penso que a escolher um jogador do Porto escolheria Pedro Emanuel, que até está livre depois de lhe ter sido vedado a inclusão na Selecção de Angola. Se Scolari privilegia a antiguidade, experiência e entrega então teria em Pedro Emanuel a escolha perfeita.

Não digo que Ricardo Costa não tenha margem de progressão. É muito novo e até pode vir a ser um grande jogador. Por enquanto é um jogador vulgar, sem grande destaque. Teve uma época de altos e baixos, por via da escolha de Adriaanse e a subida de forma e boas prestações de Pepe, e por isso em muitos jogos ficou a aquecer o banco. Adriaanse a partir do momento que ganhou maior confiança em Pepe, simplesmente "ignorou" Ricardo Costa e apesar de o convocar em muitos jogos muito raramente o pôs a jogar.

Antes da convocatória Scolari fez uma espécie de mea-culpa para antecipadamente justificar a escolha de Ricardo Costa. Scolari vai buscar jogadores aos sub-21 para colmatar as falhas no plantel . Ficámos (nós e todos os jogadores que não jogam nos sub-21) a saber, então que em Portugal quem não jogue em Selecções jovens e não faça parte da trupe de jogadores intocáveis do Scolari, nunca terá hipótese de entrar na Selecção principal (quase me tenta o pensamento de que aquilo quase que é mais um clube privado onde é quase impossível alguém se tornar membro).

Puxando (sem grande sacrifício, digo-vos já) pelo meu clubismo diria que preferia o Rocha ao Costa, até porque já merecia há muito tempo a oportunidade, a idade já não lhe permite sonhar com muitos mais Mundiais ou Europeus, e também jogou mais minutos, é muito mais possante e não vira a cara à luta.

Mas vou mais pela coerência e justiça e digo que a escolha deveria ter recaído em Tonel. Tonel foi um exemplo de regularidade e muito poucas vezes se notou alguma quebra de ritmo ou baixa de forma. Basta ver a estatística em baixo para verificarmos que se foi uma aposta incontestável de Paulo Bento, e notou-se que foi uma boa aposta (apenas nos primeiros jogos ficou no banco tapado pelo execrável e vulgaríssimo Beto) facilmente seria a escolha para o lugar de central. Porquê então Scolari não apostou nele? Porque não jogou nem joga nos sub-21.
É por isso então que Scolari não necessita de ver os jogos ao vivo (não são só os do Porto). Já todos ficámos a saber o critério utilizado. Não querendo sofrer já por antecipação, espero que se Portugal fôr precocemente afastado que seja por erros colectivos e não por erros específicos da defesa escolhida a dedo por Scolari.


RICARDO COSTA
Nº de jogos - 32
Titular - 16
Suplente nao utilizado - 13
Suplente utilizado - 3
Não convocado - 2
Maior número de jogos seguidos como titular - 7 (desde a 1ª à 7ª jornada)
Total de minutos de jogo - 1539

RICARDO ROCHA
Nº de jogos - 30
Titular - 16
Suplente nao utilizado- 4
Suplente utilizado - 10
Não convocado - 4
Maior número de jogos seguidos como titular - 2
Total de minutos de jogo - 1644

TONEL
Nº de jogos - 30
Titular - 28
Suplente nao utilizado- 0 (zero)
Suplente utilizado - 2
Não convocado - 4
Maior número de jogos seguidos como titular - 23 (desde a 12ª à 34ª jornada)
Total de minutos de jogo - 2587

Edição 16/05/06
Queria abrir aqui neste tópico a discussão sobre a Selecção e os seleccionados. Dêem a vossa opinião, o que acham da convocatória de Scolari, quem colocariam, que escolhas fariam, quem não convocavam de mandeira nenhuma e porquê. Qual seria para vocês o 11 ideal para representar Portugal no Mundial 2006.