sábado, maio 20, 2006

Do Céu ao Inferno!


Num dia marcado pela fantástica iniciativa da "Mais Bela Bandeira do Mundo" foi apresentado, de surpresa, o novo treinador do Sport Lisboa e Benfica.

Uma escolha que não me agrada mesmo nada mas que terei que engolir em prol do clube de que faço parte. Fernando Santos era a última opção que pretendia ver como treinador do Benfica mas – quando me passar a revolta e a tristeza pelo estado actual das coisas – terá todo o meu apoio.

O ex-treinador do AEK de Atenas assinou por 2 anos e formará uma equipa técnica com Fernando Chalana, Rosário, Ricardo Santos e Bruno Moura - filho de Rodolfo Moura.

Fernando Santos é o primeiro treinador português a treinar os 3 maiores clubes portugueses. Iniciou-se no Estoril, fez carreira no Estrela da Amadora – quando o clube começou a despertar na 1ª divisão – de onde se transferiu para o FC Porto. No Estádio das Antas venceu um Campeonato Nacional – o 5º do penta, com uma equipa fabulosa onde despontavam Mário Jardel, Zahovic e Drulovic – e ainda 2 Taças de Portugal e 2 SuperTaças Cândido Oliveira.

A presença no Sporting em 2003/04 está marcada – para além de um paupérrimo 3º lugar – pela eliminação catastrófica na Taça UEFA aos pés do Gençlerbirligi, facto que, pouco mais tarde, levou ao seu despedimento. Por curiosidade podem ler aqui o que um sportinguista escreveu à uns tempos atrás sobre o novo técnico do Benfica.

A sua carreira na Grécia está marcada pela conquista da Taça em 2002 ao serviço do AEK de Atenas, de onde se transferiu para o Panathinaikos - cumpriu apenas uma época incompleta. Regressou aquele país – depois da passagem por Alvalade – para treinar, de novo, o AEK onde não conquistou qualquer título mas obteve no modesto clube um 3º lugar no ano transacto e um 2º na época que findou – foi finalista da Taça deste ano onde foi derrotado por 3-0 pelo Olympiakos.

Pelo que tenho ouvido a discordância e a desilusão por esta decisão da Direcção do Benfica são muito grandes. Para o bem do nosso clube, e visto que o mal já está feito, cabe-nos apoiar a nossa equipa até aos limites das nossas forças.

Força Benfica!

NDR: Independentemente do treinador contratado, uma coisa que me deu grande prazer neste processo todo – para além da celeridade da escolha – foi ver a tentativa patética e frustrada, da Comunicação Social, em colocar treinadores no Benfica e com notícias de “fonte segura”. Cada vez mais se confirma que todos os nomes que saem na Imprensa ligados ao Benfica não irão para o clube. “Andam todos às aranhas” e faço uma vénia aos dirigentes do Benfica por isso!

Fotos: AFP - Getty Images

#publicado em simultâneo com os Encarnados