terça-feira, maio 23, 2006

SUB21 - Portugal vs. França

O encontro terá inicio às 19:45, no belissimo estádio municipal de Braga. Será o 2 jogo da competição já que a honra de dar o pontapé de "partida" da competição irá caber à Servia-e-Montenegro vs. Alemanha (com inicio às 17:15, na cidade de Barcelos). As equipas da França e Portugal ainda não são conhecidas, mas postaremos assim que for possivel.

Equipa de Portugal:

Equipa de França:

Retrospectiva feita por uefa.com:
• O encontro deu-se no "play-off" de apuramento para a fase final da edição de há dois anos, quando as duas equipas foram sorteadas para se defrontarem por um lugar na Alemanha. A primeira mão, que teve lugar no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, terminou com a vitória da França, por 2-1, com golos de Djibril Cissé aos 23 e 32 minutos, depois de Jorge Ribeiro ter colocado Portugal em vantagem logo aos cinco minutos.
• Esse resultado deixou Portugal com a necessidade imperiosa de vencer no Stade Gabriel-Monpied, em Clermont-Ferrand. Portugal igualou a eliminatória instantes antes do intervalo, por intermédio de Cristiano Ronaldo. Uma vez mais, Cissé foi decisivo, tendo apontado o tento francês a quatro minutos do intervalo. Contudo, o avançado viria a ser expulso ainda antes do apito para o intervalo. Bruno Alves fez o 2-1 para Portugal e deixou a eliminatória em 3-3. Sem mais golos até ao final do tempo regulamentar e do posterior prolongamento, houve necessidade de recurso ao desempate por grandes penalidades. Os franceses Philippe Mexès e Patrice Evra falharam as respectivas tentativas, o que permitiu a Cristiano Ronaldo rematar a contar, fazendo o 4-1 para Portugal e garantindo um lugar na fase final.
• Já a outros níveis, as duas selecções encontraram-se várias vezes, com os franceses a recuperarem da desvantagem de um golo para vencerem por 3-1 nas meias-finais do Campeonato da Europa de Sub-17, rumo à vitória da prova. A França foi igualmente vitoriosa no único embate com Portugal nos Sub-19, tendo ganho por 3-2 na fase de elite da edição de 2005/06. Ao nível sénior, a França venceu Portugal por duas vezes em meias-finais do Campeonato da Europa. Em 1984, Michel Platini marcou, aos 119 minutos, o tento decisivo no triunfo por 3-2, em Marselha. Em 2000, Zinédine Zidane transformou uma grande penalidade que daria aos franceses o triunfo, por 2-1, pela regra do “golo de ouro”.