quarta-feira, agosto 16, 2006

"Passarinhos" e "passarões"... aí está a diferença!

Apesar do jogo não ter sido de boa qualidade – o que é facto é que o Benfica só a espaços produziu um futebol de razoável competência – foi um teste muito importante para poder retirar um largo número de ilações sobre o plantel do Sport Lisboa e Benfica. Digo mesmo, esta partida terá fundamental importância na reestruturação da equipa, pois viu-se claramente que há poucos suplentes de qualidade. Se assim não for, e se tudo for mantido como está, este ano não vem nenhum título para a Luz.

Facilmente verificamos que um largo número de jogadores, que hoje tiveram a oportunidade de actuar com a camisola do Benfica, não têm capacidade – alguns, pelo menos no momento – de representar este clube. Mais uma vez um começo de jogo horrível, como tem sido hábito neste último ano civil, e uma sensação de impotência do Benfica no assumir das responsabilidades que lhe cabem como grande clube europeu. Parece que é norma em Fernando Santos e daí ser tão preocupante!

Mesmo assim foi com alguma surpresa que o Estrela se adiantou no marcador, num golo em que fica a sensação que Moreira poderia ter feito mais. Nada melhor que uma crise de confiança nos 3 guarda-redes do plantel!
O empate surgiu relativamente pouco tempo depois com um excelente cabeceamento de Kikín, mas onde fica também a sensação que o keeper adversário poderia ter feito algo mais.
Na segunda parte foi mais do mesmo, com o Benfica na expectativa e com o Estrela a dominar o jogo. O excelente golo de Mantorras não atenua as graves debilidades deste Benfica e mesmo com a entrada de elementos importantes como Manú e Paulo Jorge as melhorias foram poucas.

Apesar do meio-campo ridículo, onde apenas Nuno Assis se exibiu em bom plano, o mais problemático desta exibição foi a falta de “chama” e de vontade que alguns atletas exibiram. Marco Ferreira e Beto são simplesmente ridículos, Diego e Tiago Gomes estão demasiados verdes para a alta-competição – o brasileiro é de uma lentidão atroz e o português de uma inocência de juvenil – enquanto que Marcel continua a não convencer – apesar de ter aproveitado bem a benesse do inenarrável José Fonte.

Nota positiva – contando também com o já falado Nuno Assis, o melhor em campo – para Kikín Fonseca, que mostrou bons pormenores de ponta-de-lança, nomeadamente o golo e uma excelente capacidade de segurar a bola e dá-la jogável. Destaque ainda para a estreia do “menino” Patafta que, bem aproveitado, terá um futuro risonho… mas primeiro é preciso fazer-se um homem.

A outro nível, não posso deixar de destacar o excelente trabalho realizado pelo Hélder Conduto na locução da partida. Já há muito tempo que não aparecia alguém com tanta capacidade, conhecimentos e imparcialidade nas TV's – particularmente na RTP. Que sejam dadas mais oportunidades a este ex-jornalista da TSF e SIC Noticias, que já acompanho há algum tempo!


Relativamente à estruturação do Benfica 2006/07, o incrível é que se teve tanto tempo para preparar um plantel e um fio de jogo mas, no entanto, pouco melhorou em relação a anos anteriores. Na próxima 3ª-Feira tudo se decide, com um jogo importantíssimo em que nada menos que a vitória, por números esclarecedores, é positivo. Sinceramente, acredito num bom resultado frente ao Áustria de Viena mas o futuro neste ano está completamente minado!

NDR: Parece que agora vai estar na ordem do dia evidenciar a assistência do jogo – muito fraca por sinal, mas com bilhetes a 25€ – para assim ter algo com que achincalhar o Benfica. “Ah, e tal o clube com os 6 milhões não consegue encher um estádiozeco!“ Mas porque será que esta gente patética e hipócrita nunca fala destas coisas em relação aos dados da melhor assistência na Liga Portuguesa, e a uma das melhores a nível europeu nas Competições da UEFA. Porque será que ninguém “piou” quando 40 mil benfiquistas foram ao Parque dos Príncipes no ano passado?

Ficha do Jogo:

Apresentação do Estrela Amadora aos Sócios

Estádio do Restelo, em Lisboa

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

ESTRELA AMADORA – Paulo Lopes; Tony, Hugo Carreira, José Fonte e Edu Silva; Luís Loureiro, Sérgio Marquês; Marco Paulo, Tiago Gomes e Cleiton; Dário.
Jogaram ainda: Paulo Alves, Zamorano, Anselmo, Paulo Sérgio, Rui Borges e Rui Duarte.

SL BENFICA – Moreira; Nélson, Anderson, Ricardo Rocha e Tiago Gomes; Marco Ferreira, Beto, Diego e Nuno Assis; Marcel e Kikín Fonseca.
Jogaram ainda: Moretto, Mantorras, Paulo Jorge, Manú e Kaz Patafta.

Disciplina: Nada a Assinalar.

Golos: 1-0, Cleiton (21 m); 1-1, Kikín Fonseca (39 m); 1-2, Mantorras (51 m).

Fotos: SPortugal e Record

#adicionado a
Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados