sexta-feira, setembro 08, 2006

O "ataque" esperado!


Como seria de esperar, depois das notícias escandalosas referentes ao Apito Dourado, surge novo ataque a Luís Filipe Vieira. Parece que o Presidente de Benfica tem feito bem o seu trabalho de dinamizador da Justiça Desportiva!

Como é óbvio, a referida notícia deixa várias dúvidas/incongruências.
Sendo a Taça de Portugal uma competição da responsabilidade da FPF – e portanto a nomeação dos árbitros está ao cargo do seu Conselho de Arbitragem – o que tem a Liga, e seu Presidente Major Valentim Loureiro, a ver com a situação?

Perante o teor gravoso da referida matéria, porque será que LFV não foi ouvido ou constituído arguido – como os “conhecidos” mafiosos – quando rebentou este escândalo, e aquando das diligências da PJ e do Ministério Público? E porque só agora – quando o próprio visado é o único que tem lutado para que o processo avance, ao contrário daqueles que fogem para Espanha e declaram blackouts – e prestes a iniciar-se a prestação do Benfica na Liga, é que a referida notícia sai a público?
Como se justifica ainda, que a haver “marosca” do lado benfiquista, o clube tenha estado 10 anos sem vencer um Título Nacional?

Concerteza são dúvidas que até o menos pertinente dos leitores terá! Areia para os olhos… e será que somos assim tão pategos que não vejamos o que está, realmente, a acontecer?
O “engraçado” disto tudo é que este “furo” irá abrir Telejornais e fará Capa de Jornais, ao contrário dos outros… esquecidos!


Acrescento um breve resumo factual da relação Apito Dourado/Pinto da Costa/Luis Filipe Veira:

Luís Filipe Vieira

Presença no Processo: Presente nas escutas por intermédio de conversas do “escutado” Valentim Loureiro – há dezenas de outras pessoas envolvidas na mesma situação.

Conteúdo das Escutas: Tentativa de rejeição dos árbitros menos “sérios”, isto é, associados com a corrupção do FC Porto.

Crimes no Processo: Nenhum! Não faz parte sequer, das entidades ouvidas em sede própria.

Reacção à Notícia/Situação: O único impulsionador do Apito Dourado, comunicação à Imprensa a qualquer altura, disponibilização total às autoridades para fazer o processo seguir os trâmites normais.


Pinto da Costa

Presença no Processo: Buscas da PJ na SAD do FC Porto, “escutado” pela PJ, ouvido no Tribunal, constituído Arguido com Termo de Identidade e Residência, impedido de estabelecer contacto com outras figuras do processo.

Conteúdo das Escutas: Oferta de “serviços” a árbitros para que os mesmos prejudiquem adversários e/ou favoreçam o FC Porto.

Crimes no Processo: Tráfico de Influências, Manipulação da Classificação de Árbitros, Corrupção Activa e Passiva na Arbitragem.

Reacção à Notícia/Situação: Fuga para Espanha, apresentação no Tribunal vários dias depois de ter sido notificado, silêncio absoluto.

Mas ainda há alguém minimamente inteligente que possa fazer comparações entre os dois?
Não se iludam, o "polvo" não dorme! A luta continua e vai-se manter, o tempo que for preciso.

NDR: A ser tudo verdade, que LFV seja punido pelo "tráfico de influências" – não há aqui, segundo a lei, consequências desportivas – mas atenção que não existe corrupção com “cafézinhos” e “frutas”. Bem diferente de outras situações já conhecidas! Para o bem da transparência, e da honestidade no futebol, TODOS os prevaricadores devem ser julgados pelos seus crimes… o dossier já seguiu o seu caminho.

Como complemento do post acrescento o excelente comentário - como de costume - do Johnny Rook. Está aqui tudo:

a) - Quem toma a iniciativa do telefonema é o Major porque o LFV não atendia o telefone do Pinto de Sousa;

b) - O Major oferece-lhe árbitros e o LFV sistematicamente recusa (e bem porque fazem todos parte do esquema).

c) - Ao 5º nome aceita (porque algum havia de ser senão não havia jogo) alguém que ele considera suficientemente sério (não se nota qualquer entusiasmo do LFV);

d) - Percebe-se da conversa que o LFV não se quer meter em esquemas, nem pediu fosse quem fosse, só querendo saber porque é que, estando nomeado, o Paraty foi desnomeado ( o que se percebe porque em Portugal desnomeiam-se árbitros com muita facilidade);

e) - Sintomático o descanso do Major relativamente às preferências do Porto - Serve qualquer um - é evidente!

Só não vê quem não quer!

#Fotos: SerBenfiquista e Record

#adicionado a O Céu é Encarnado

#publicado em simultâneo com o Encarnados