segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Crónica 20ª Jornada - Não Merecer e Ter, Merecer e Não Ter...

E cá está. Depois de uma exibição horrível na Figueira da Foz, com uma vitória tranquila, apareceu uma boa exibição em casa… que dá apenas um empate! O Benfica fez um excelente jogo, hoje. Mandou no terreno de forma convincente e, mesmo com algum comedimento deliberado do Sporting Braga, fez o suficiente para amealhar os três pontos. O futebol é, de facto, um jogo esquisito e um pouco ingrato. Por vezes não se faz o suficiente e ganha-se, outras vezes faz-se muito e só se conseguem empates… ou pior. José Antonio Camacho apresentou aquele que é, na minha opinião, o melhor 11 possível do Benfica, tendo em conta as lesões de Rodríguez e de Nuno Gomes. O espanhol até esteve compreensível no momento, e na forma, de alteração da equipa durante o jogo. Talvez um pouco tarde, novamente, mas tirando os jogadores certos e substituindo-os pelas peças que se exigiam. Ou seja, correu tudo mais ou menos bem, excepto na vertente da finalização. Problema recorrente, infelizmente.

O Braga marcou muito cedo, num lance onde Quim tem algumas responsabilidades e onde Léo falhou na marcação a Zé Manel. Aliás, Quim até esteve algo inseguro, talvez por causa do mau estado do relvado na zona de baliza. Fez boas defesas, é certo, mas soltou algumas bolas que não costuma. Fiquei algo apreensivo com a sua prestação, até porque o #12 tem estado soberbo esta temporada. O Benfica reagiu muito bem ao golo e, até final, só sofreu um calafrio num lance em que Quim defende mesmo em cima da linha, com a defesa toda em contra-pé. Nelson, Assis e Sepsi tiveram oportunidades flagrantes que saíram goradas. A nível individual, destaque para o imperial Luisão. O central brasileiro, novamente MVP, está em excelente forma. Nuno Assis fez um bom jogo hoje, seguramente o melhor deste ano. Continua é a ser pouco objectivo para um jogador do Benfica que jogue no seu lugar. Mas se for sempre assim não é mau. Foi autor de alguns bons momentos, mas a equipa também esteve bastante melhor e o #25 acabou por ir um pouco na onda. Foi uma pena aquele remate com selo de golo bater nas pernas do defesa, mas esse tipo de lances já é uma imagem de marca do Nuno, não é?

Di María muito fraco, um dos piores. É um jogador que precisa muito de banco, infelizmente é um dos poucos flanqueadores que há e tem de jogar mais vezes do que aquilo que devia. É raro um bom jogo a titular, qualquer que seja o lugar que ocupe. Deveria ser um jogador para ir entrando aos poucos, numa equipa já com jogadores que sejam soluções consistentes. Continua a decidir muito mal, quer no último passe quer no remate. Em noite de Oscars, Cardozo com alguns remates mas apagado e muito trapalhão. Gostei bastante de Nélson e de Binya, muito sóbrios a defender, apesar de um mau início de jogo. Petit fez um dos melhores jogos dos últimos tempos, apesar de alguns passes falhados. Aqueles cabeceamentos, nos livres, é que não lembram ao diabo. Só está a retirar a bola da cabeça de Luisão. Pouca magia de Rui Costa, a mastigar um pouco o jogo, mas é o assistente de Luisão. Para já, gosto de Sepsi como falso extremo. Do que vi em posições mais defensivas não gostei nada. Muitos passes errados de Katsouranis. Muitos, mesmo! Léo tem uma falha de marcação a Zé Manel, no 0-1. Depois disso viu-se um grande Léo. E sou só eu que acho Mantorras mais útil que Makukula?

A nível de arbitragem houve muitas faltinhas mal assinaladas, para ambos os lados, e dois lances capitais. Há um pé levantado de Luisão, dentro da área, que pode ser entendido como faltoso mas também como jogo perigoso activo. É um lance de difícil juízo, e eu tenho dúvidas sobre o que deveria ser assinalado até porque é uma tentativa de jogar a bola onde há um contacto evidente, mas se fosse assinalado penalty não se poderia reclamar. Aguardo os comentários dos especialistas para ter uma opinião mais fundamentada. Penalty evidente, não assinalado, acontece quase no final da partida, com Mantorras a ser agarrado e rasteirado por Contreras. Imagens, aqui. Jorge Sousa poupou a expulsão a Roberto Brum, ao não mostrar o segundo amarelo num lance de mão na bola – não houve bailinho da Madeira, neste caso –, e a Matheus, por uma simulação grosseira num falta inexistente de Katsouranis junto à linha. Nem sequer houve contacto e como tal deveria ter saído o segundo cartão, mas é sempre difícil expulsar alguém desta forma. Admito que se deixe passar uma situação destas. A nível de fora-de-jogo não me recordo de nenhuma situação absolutamente clara, mal assinalada. Até porque houve pouquíssimos foras-de-jogo. Bom trabalho dos auxiliares. A nível do Campeonato já tudo está decidido há muito tempo, não vale a pena continuar a malhar no ceguinho. Só a Justiça Desportiva poderá retirar o Tri ao FC Porto.

NDR: Proponho Rui Patrício para guarda-redes vitalício do Sporting. Não me lembro de um keeper leonino tão fraquinho desde o nazareno Luís Vasco. Lembram-se? Que perú monumental... e começa a ser constante! Espero que jogue no derby. Esse e Farnerud. O sueco a titular, de preferência.

O Getafe ganhou 1-0 no Santiago Bernabéu, terreno do Real Madrid. Têm dúvidas da imensidão de problemas que esperam o Benfica?

Os golos do jogo podem ser vistos, aqui. Mais um trabalho do nsalta, tal como é o clip do penalty sobre Mantorras.

Ficha do Jogo:

20ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

SL BENFICA: Quim; Nélson, Luisão, Katsouranis e Léo; Binya e Petit (Sepsi, 65 m); Nuno Assis (Freddy Adu, 84 m), Rui Costa e Di María (Mantorras, 78 m); Óscar Cardozo.
Treinador: José Antonio Camacho.

SPORTING BRAGA: Kieszek; João Pereira, Paulo Jorge, Rodríguez e Miguelito; Pablo Contreras e Roberto Brum; Zé Manuel (Wender, 61 m), César Peixoto (Frechaut, 50 m) e Matheus; Roland Linz (Jaílson, 72 m).
Treinador: Manuel Machado.

Disciplina: Amarelos a Brum (19 m), Matheus (44 m), Zé Manel (58 m), Sepsi (66 m), Luisão (76 m), Nuno Assis (82 m) e Miguelito (87 m).

Golos: 0-1, Zé Manel (4 m); 1-1, Luisão (20 m).

#Fotos: Reuters

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados