quinta-feira, abril 14, 2005

Les uns et les autres

Sabe-se que as claques e os adeptos em geral não são muito diferentes uns dos outros, independentemente das côres que defendem, é notório e indesmentível.
No entanto, não sei se face ao panorama actual da Superliga, se por outro(s) motivo(s), apraz-me registar que os adeptos do meu clube* têm sido exemplares e inexcedíveis no apoio à sua equipa , o que saúdo com particular agrado.
Este é o caminho e quem pensar que com assobios e impropérios de de toda a ordem está a ajudar, engana-se redondamente, está apenas a contribuir para dificultar as coisas, leia-se: resultados positivos.
Não percebo como alguém pode pensar que assobiando, apupando ou insultando poderá contribuir para os fins que desejam (vitórias).
Bem sei que o futebol serve também para que alguns frustrados extravasem as suas inconfidenciáveis frustrações e essa é a maneira que encontram para se sentirem alguém.
Põe-se uma cara de mau, grita-se alto e bom som, recorre-se ao vocabulário underground (os gestos obscenos são facultativos), e pronto...espera-se que alguém concorde ainda que apenas com o olhar e/ou o acenar da cabeça e o ego está alimentado.
Lamentável, mas corriqueiro e provavelmente para continuar, pelo menos nalguns palcos.
Por onde o meu clube tem passado, tem dado o exemplo nesse aspecto, só espero que seja para continuar .
Bem sei que os resultados contribuem e de que maneira para esta postura , mas tenho esperança que seja o ínicio de uma nova mentalidade.
Paralelamente, verifico que pelos lados da Alvaláxia, a conduta mantém-se inalterável e basta que decorram alguns minutos para que os adeptos locais ajam como se dos visitantes se tratásse (o último Sporting vs Beira-Mar foi exemplo disso).
Não os condeno, com uma equipa daquelas eu faria exactamente o mesmo.
O que pergunto é o seguinte:
se não gostam dos jogadores, da equipa, do treinador, da estratégia, etc. porque insistem em sofrer?
De facto, só eles sabem porque não ficam em casa!!!

* O meu clube é o Sport Lisboa e Benfica