sábado, fevereiro 04, 2006

A nossa grandeza aí está


Melhor casa de sempre
Está em perspectiva uma das melhores assistências de sempre no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, quiçá a melhor em termos de recepções ao Benfica. A informação partiu do administrador, João Paulo Empadinhas, que deu conta da venda de 10 mil bilhetes para a partida até à hora de almoço de ontem. «Na temporada passada estiveram 15.500 espectadores, há dois anos 17.800. Os indicadores para este jogo estão um pouco acima», disse. O mesmo responsável explicou ainda que o recinto alberga neste momento 24 mil pessoas, embora razões de segurança possam reduzir um pouco essa capacidade.
04-02-2006 09:26

(Notícias na Hora, A Bola)

Todas as Cidades que recebem o Benfica deviam engalanar-se e organizar uma recepção digna de reis, porque é dia de romaria. Afinal não é todos os dias que se tem a honra de receber no seu seio os beneméritos vermelhos que têm o condão sustentar todo um país do futebol.
Talvez o episódio mais mediático e exemplificativo de toda esta mobilização de gente disposta a ver o Benfica jogar tenha sido o Estoril/SLB no Estádio do Algarve da Época passada.
Apesar dos detractores do costume (detractores é uma palavra pomposa, chamemos-lhes antes os invejosos) terem tornado aquele jogo num drama à escala nacional, na tentativa vã de distrair os mais incautos quanto à verdadeira razão de tal acontecimento. O Benfica sustenta o futebol em Portugal! Ponto final. Não há contra-argumento de nenhuma espécie que deite por terra esta realidade.

Podia fazer um estudo exaustivo de meia-dúzia de épocas, mas fico-me apenas pelos jogos já disputados em casa da União esta época, dado que hoje jogamos em Leiria, Cidade tida como um dos maiores bastiões lagartos do país.

Época 2005/2006
Leiria/ Braga - 2359 espectadores
Leiria/Maritimo - 400 espectadores
Leiria/Nacional - 500 espectadores
Leiria/Paços Ferreira - 1743 espectadores
Leiria/Gil Vicente - 1243 espectadores
Leiria/Penafiel - 972 espectadores
Leiria/F.C.Porto - 4337 espectadores
Leiria/Naval - 873 espectadores
Leiria/Belenenses - 1971 espectadores

Mas até sendo um local maioritariamente sportinguista é curioso verificar que o Benfica bate o Sporting em assistências no Magalhães Pessoa: 11 370 contra 15 500 do Benfica se recuarmos à época passada.

Por isso de cada vez que o Benfica se deslocar ao terreno do adversário, meus senhores, curvem-se e prestem homenagem a quem vos enche a barriga: O CAMPEÃO