domingo, junho 18, 2006

FIFA, o "puto" da bola!

O Sonho de Fred (avançado do Brasil): Poder jogar pelo seu país na "copa du mundo", marcar um golo e ficar com a bola para oferecer ao pai (autografada pelos seus companheiros de selecção).

É um sonho pouco original, muito dificil de concretizar, mas o Fred quase que conseguiu. Vi o rapaz a entrar em campo e marcar um golo (feliz) 1 minuto e meio após pisar pela primeira vez um palco de mundial. Vi o rapaz a festejar como se tivesse ganho o euromilhões com 500 jackpots, a correr, a saltar e a gritar campo a fora. Até vi o rapaz com um sorriso de orelha-a-orelha na zona de entrevista rapida com a bola debaixo do braço a explicar o que iria fazer à dita (que me provocou um sorriso, diga-se). Pois é, o mais dificil foi feito, dizem voces (e eu) - ser seleccionado, entrar em campo e marcar o golo - e então porquê desta história toda?

A FIFA, como entidade pobre, resolveu ir ao balneario canarinho resgatar a bola ao Fred, numa atitude que me faz lembrar aquele puto gordo-viscoso que era dono da bola com que a malta costumava jogar e que à minima contrariedade (normalmente uma finta chegava) fazia birra e dizia..."A BOLA É MINHA E ACABOU O JOGO". Fica a pergunta, será que o Fred tinha também o sonho de fazer uma "rata"* à FIFA (daí tal birra)?

*Tunél ou passar a bola por baixo das pernas do defesa.