segunda-feira, julho 10, 2006

Para Mim, o Desfecho Perfeito!


La Bell'Itália! Uma espécie de previsão que já tinha lançado na Meia-Final, de facto, confirmou-se! A Final esperada, muito táctica e com rasgos de génio das estrelas de sempre. Decisões nos jogos em que é protagonista a Itália resolvem-se nos últimos minutos de futebol corrido ou em penaltys… parece que já é quase uma lei!

Penso que todos estão de acordo em considerar que o Campeão é um vencedor justo, não digo que tenha apresentado o melhor futebol, mas aquele que foi mais incisivo. Decerto que a carreira italiana ficará um pouco manchada com aquele penalty inexistente no jogo contra a Austrália, que talvez até tenha sido uma espécie de “compensação” pelo escandaloso Coreia do Sul-Itália do Mundial anterior.


É muito bom, como amante de futebol, estar a assistir a um jogo sem qualquer sofrimento. E neste último mês foram vários os jogos de Portugal que deram para sofrer de forma desmesurada. Estava, como é óbvio, com a esperança que os italianos conseguissem derrotar o “bando” de arrogantes que constitui a Nação Francesa – onde se inclui a equipa e o seu ignóbil treinador.

Depois da campanha miserável de imprensa e comitiva francesa no jogo contra Portugal – antes, durante e depois – foi inacreditável ver o comportamento da equipa francesa nesta Final. Uma série infindável de simulações – penalty que dá o golo de Zidane incluído – e de comportamentos menos próprios que devem envergonhar todos os amantes de futebol. Então a atitude de Zidane para com Materazzi é de uma barbaridade atroz!


Pareceu-me exagerada a bajulação a Zidane, mas eu sou suspeito porque, apesar de reconhecer no francês méritos futebolísticos quase inigualáveis, nunca gostei da sua figura. Um individuo frio e seco, sem qualquer tipo de afabilidade para com os adeptos que tanto o admiram, e acima de tudo um jogador violento e indisciplinado. Foram já várias as vezes que o vi fazer o gesto de que hoje foi protagonista e que mancha a sua carreira de forma lamentável. Enfim, tudo aquilo que Figo tem de oposto, por exemplo!
Alguém confirma que o capitão da França não foi receber a medalha do 2º lugar? Eu não o vi lá!

Tenho pena que tenha sido David Trezeguet a falhar o penalty decisivo, porque é um jogador que admiro, mas se isso justifica a derrota da França dou-me por satisfeito. Foi verdadeiramente irritante assistir ao triste espectáculo de Raymond Domenech no banco de suplentes, onde até se queixou do árbitro expulsar “Zizou”. Teve o que merece, embora não entenda o porquê da realização germânica lhe fazer um foco constante e quase se esquecer do ganhador e genial Marcelo Lippi!


Um dos meus jogadores preferidos de sempre, Alessandro Del Piero, não desiludiu quando foi chamado e na hora de bater Barthez fez o mesmo que Pirlo, Materazzi, De Rossi e Grosso, confirmando o 4º título da “squadra azurra”.
Até deu para rir com o pagamento da promessa de Camoranesi, e de facto, o cabelo mais curto fica-lhe bem melhor. Uma festa fantástica que dá uma pontinha de inveja por não ser Portugal a ocupar aquele lugar imortal. Parabéns à Itália!

Não foi um Mundial perfeito, é inegável que ocorreram alguns erros organizativos – a troca dos hinos, as chegadas atrasadas das equipas aos locais dos jogos e dos estágios, várias “invasões” de campo, e até na entrega da Taça do Mundo se notou que “andaram um pouco à nora” – mas na globalidade os alemães estão de parabéns, principalmente pelos magníficos estádios existentes! Pena é que o futebol apresentado não tenha sido o que todos queríamos, faço votos que em 2010 seja tudo melhor!

O meu Dream Team:

Guarda-Redes: Gianluigi Buffon



Defesas Laterais: Miguel e Gianluca Zambrotta





Defesas Centrais: Ricardo Carvalho e Fabio Cannavaro



Alas: Luís Figo e Maxi Rodriguez



Médios Centro: Andrea Pirlo e Maniche



Avançados: Miroslav Klose e Thierry Henry



Melhor Golo: Maxi Rodriguez, frente ao México




Melhor Defesa: Ricardo, toda a série de penaltys frente à Inglaterra



Melhor Treinador: Guus Hiddink



Jogador Revelação: Frank Ribery



Jogador Decepção: Ronaldinho Gaúcho



Equipa Revelação: Portugal



Equipa Decepção: República Checa



NDR: Não sei se tiveram a oportunidade de ver, mas o programa de hoje “Missão na Alemanha” da SportTV, com o Professor José Hermano Saraiva, foi qualquer coisa de extraordinário. Uma lição de história – interligada com futebol – do mais fantástico Historiador Português.

Fotos: AFP – Getty Images

#publicado em simultâneo com os Encarnados