sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Crónica 17ª Jornada - "Yo no Credo en Brujas, Pero que las Hay, las Hay"!

“O Benfica já não vai ganhar este jogo”… desabafei eu quando Katsouranis remata ao lado, na sequência do seu 3º tiro ao barrote. Passavam 5 minutos na 2ª parte e o desenrolar da partida já me fazia temer a perda de pontos. À 4º bola ao ferro, de Luisão, a certeza de que nada mais que um empate caberia ao Benfica já era quase absoluta… e ainda faltava meia hora para o jogo terminar!
Cabia ao treinador conseguir dar um boost na equipa, mudar o cariz de jogo, incutir tranquilidade à equipa, incluir dois pontas-de-lança, meter Luisão na frente de ataque, fazer qualquer coisa relevante… mas rapidamente! Infelizmente é algo com que não podemos contar em Fernando Santos, ele estava ainda mais nervoso que os seus jogadores, sentia-se que não sabia o que fazer. Estavam à espera de mais?

Confesso que nada em Nandinho me tem surpreendido! Meter Derlei antes de Mantorras e João Coimbra aos 90 minutos, não adiantando um dos centrais, demonstrou toda a sua inútil capacidade para lidar com estas situações. Não me venham com as histórias de “Ah, e tal, o treinador não tem culpa dos jogadores falharem tantos golos.” É verdade que a responsabilidade não pode ser toda do treinador, e não estou a dizer que o Benfica não ganhou por causa dele, mas não sou eu que tenho responsabilidades tácticas.

Há duas frases que odeio em futebol, frases essas que me enchem de raiva quando alguém do meu clube as diz: “Enquanto matematicamente for possível, vamos lutar pela vitória!” e “Podíamos estar aqui mais uma ou duas horas que a bola não ia entrar!” Para dizer verborreia desta mais vale ficar calado indefinidamente, é a coisa mais patética e humilhante que um profissional de futebol pode dizer… eu considero-as como um insulto directo a minha consciência de adepto. Ainda não ouvi a primeira frase este ano, mas ontem já pude ouvir a segunda. Adivinhem quem disse! Depois do jogo de ontem, era só o que faltava para me "tirar do sério"!

Analisando objectivamente, a exibição global do Benfica foi esplendorosa. Talvez a melhor que já vimos este ano. No entanto, custa bastante escrever sobre o jogo e sobre mais 2 pontos perdidos. Já vi centenas de jogos de futebol, mas nunca vi nada assim! Foi um autêntico massacre do mais esmagador que é possível em futebol, ainda mais do que frente ao modesto Oliveira do Bairro. Como é possível que o pior Boavista de que me lembro, desde que sigo futebol, tenha retirado 5 pontos ao Benfica? A equipa do Bessa teve dois ataques bem conseguidos – um no 1º minuto e outro do excelente Fary, que quase fez golo – e não existiu mais em 90 minutos.

O Benfica rematou 4 vezes ao ferro, teve um domínio de jogo como nunca tinha visto na Luz e desperdiça uns 10 golos claros. Como é possível sofrer tanto para tão pouca recompensa? O Benfica não perdeu, ainda, o Campeonato... porque assistimos a nova comédia vinda da Amadora - vai um pequeno-almoço?
Bastaria que entrassem metade das bolas que foram ao poste para se concretizar uma vitória tranquila e justa. Ainda não consigo acreditar, o “bruxedo” foi tal que até Lucas e William se riram dos falhanços caseiros!
Esta vitória significaria, agora, um aproximar decisivo ao 1º lugar. Depois do jogo de hoje no Dragão, o sentimento passa de resignação para uma certa tristeza. Felizmente ainda continuamos na luta!

Alguns insinuavam que o Benfica só ganhava devido a uma enorme Sorte, obviamente que agora ficarão caladinhos porque não interessa a coerência, só o desdenhar das vitórias encarnadas. Nos dois jogos, desta época, onde houve maior caudal ofensivo por parte do Benfica, com quase 30 remates à baliza, os 3 pontos não apareceram e o keeper adversário foi o melhor jogador em campo. Este, frente ao Boavista, e na Figueira da Foz frente à Naval. Dois empates a zero, injustos e imensamente dolorosos!
A energia acumulada pelas inúmeras oportunidades falhadas frente a William dá uma sensação de infindável frustração, muito pelo facto dessas mesmas energias não serem exteriorizadas. Confesso que ainda gritei golo com o remate de Luisão ao poste… só me apercebi que não era, uns 5 segundos depois, quando mais ninguém saltou da cadeira!

A nível individual houve poucas, ou nenhumas, diferenças dos jogos anteriores. Léo e Luisão foram alicerces essenciais, tendo as inúmeras grandes jogadas do lateral, com cruzamentos mortíferos, sido do melhor que aconteceu na partida.
Simão e Petit, uma vez mais, lutaram entre si pelo MVP Award. O capitão fez uma exibição espectacular mas pecou por ter falhado dois golos frente a William. Simão Sabrosa não costuma perder oportunidades tão claras, seria o coroar de uma performance fantástica… cheia de ritmo, de velocidade, de fintas magníficas e de desequilíbrios que poderiam ter dado muitos golos.
Para além da segurança defensiva de Petit – “tirou” um golo a Fary logo no 1º minuto –, e das inúmeras dobras que fez aos seus colegas mais recuados, o que quero realmente destacar – e das coisas que mais gosto no #6 – são as suas aberturas lateralizadas. Fez várias e todas espectaculares! A sua saída, devido a uma pequena lesão – vamos ver se não vamos ter de ver Beto a jogar de início –, acabou com o domínio do meio-campo. Para mim, o melhor jogador do Benfica. O que mais tem de fazer o #6 para ver o seu enorme talento reconhecido pelos adeptos?

Katsouranis tem estado muito abaixo do que já nos mostrou, em virtude da constante, exagerada, e pouco coerente utilização na equipa. A não-rotação do plantel, e a má formação do mesmo, tem contribuído para as más condições físicas do grego. Na posição que joga não tem obrigação de fazer golos, mas não tenho dúvidas que não falharia 3 oportunidades claras, há dois meses atrás.
O outro grego, Karagounis, fez uma excelente partida. Confesso que ainda me enerva um bocado aquela tendência para, exageradamente, segurar a bola nas zonas defensivas. Não há necessidade de manchar as suas exibições com patetices dessas. Há que “soltar”, rápido!

Dando o seguimento a desastres recentes, Nuno Gomes e Nélson voltaram a ser os piores. Desta vez o #22 não resultou em termos ofensivos e foi a "normal" catástrofe na defesa. Contei 3 bolas dadas directamente ao adversário, e 2 erros de marcação que isolaram adversários. Alguém que o ensine a defender… pode ser o mesmo que ensinou Miguel.
Estou farto de Nuno Gomes! Estou farto das bandoletes, estou farto dos golos falhados a meio metro da baliza, estou farto das “grandes defesas” dos guarda-redes quando é ele a chutar, estou farto da incapacidade para ganhar uma bola no ar, estou farto das “grandes exibições” sem golos, estou farto dos remates por cima, ao lado e à figura, estou farto de ver o ponta-de-lança do Benfica a jogar de costas para a baliza, estou farto, farto, farto... É-me indiferente quem entra no 11 inicial. Banco já, caso contrário a impaciência e irritação vai passar a algo mais grave.

Confirma-se o nojo que é o profissional de futebol Derlei, nunca me enganou. Pode ser um bom jogador mas, no meu clube, não quero escroques deste tipo. Não é esta “escola” que admiro, e não tolero jogadores que fazem da agressão uma forma de se impor em campo. Por mim nunca tinha vestido o manto sagrado, por mim nunca mais o vestia! Que seja castigado exemplarmente por mais uma lamentável agressão, que pode juntar ao seu longo currículo.

Em relação à arbitragem, há que destacar uma espectacular actuação do melhor, e mais honesto, árbitro português. Pedro Henriques deixa jogar à inglesa, está sempre muito perto dos lances, normalmente decide bem e, acima de tudo, é uma pessoa que irradia seriedade.
Contei apenas dois erros durante 90 minutos e os dois no capítulo disciplinar. Faltou expulsar Derlei, como já disse anteriormente, e faltou alaranjar Ricardo Silva por uma entrada a pés juntos sobre Karagounis.
Tudo o resto simplesmente perfeito, mesmo que o jogo tenha sido de relativa facilidade. Obviamente que se o Benfica tem ganho haveria inúmeros erros de arbitragem, para alguns…

Tenho a sensação que a próxima jornada irá decidir o Campeão. Será que teremos, outra vez, Augusto Duarte num Nacional-Benfica? Talvez ainda dê para uma gracinha na Taça UEFA e na Taça de Portugal mas com um natural born looser no banco, o que nos vai calhar são “raspas”. A esperança do título continua a ser a última a morrer, claro!
A questão essencial a colocar internamente, é quem irá assumir as responsabilidades por ter ido buscar Fernando Santos e por ter “trocado” Kikín Fonseca – um profissional de “mão-cheia” e um jogador em clara adaptação – pelo triste #27?

NDR: Para além de mais uma derrota em casa do FC Porto, a grande notícia do dia é esta! Apesar do medo e do recorrente atirar de areia daqueles que estão comprometidos, é caso para pensar na lata dos responsáveis da Liga – compreende-se já que um dos principais bandidos ainda faz parte dos órgãos directivos –, que só 3 anos depois de ter “rebentado” o maior escândalo de sempre no Desporto Português, tenham a ideia de abrir inquéritos à comandilha que vem conspurcando o Futebol Nacional há décadas.
Recordo que a Justiça Civil não pode decretar penas de descida de Divisão aos clubes envolvidos na Máfia, e que a homologação dos Campeonatos – penso que demora 6 anos – impede que esses títulos lhe sejam retirados. Obviamente que há alguém a querer queimar tempo… em Itália estava tudo resolvido menos de um ano depois, este país é uma vergonha!

Só faltam mesmo os hipócritas apalhaçados, que pedem “investigações” mas não têm a coragem e a dignidade de reconhecer que têm um clube construído no crime, na violência e na impunidade. Haja um mínimo de decência, porque de inteligência já vimos que não há!

Podem ver o resumo do jogo aqui. Como sempre, o vídeo é a bS7.

Ficha de Jogo:

17ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

SL BENFICA – Quim; Nélson (João Coimbra, 90 m), Luisão, Anderson e Léo; Katsouranis, Petit (Mantorras, 81 m), Rui Costa e Karagounis (Derlei, 63 m); Nuno Gomes e Simão.

BOAVISTA – William; Lucas, Ricardo Silva, Cissé, Nuno Pinto; Essame, Tiago (Ricardo Sousa, 67 m), Kazmierczak; Grzelak, Hugo Monteiro (67 m) e Fary (Marcos António, 84 m).

Disciplina: Amarelo a Nuno Pinto (87 m).

#Fotos: AFP-Getty Images e SerBenfiquista

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados