sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Doping no Benfica?

Sem esquecermos esta vergonha e na sequência do mediático "caso Nuno Assis", o Benfica foi assolado, num curtíssimo espaço de tempo, por dois surpreendentes casos de doping em modalidades ditas amadoras. A repercussão no clube é enorme e dá azo a muitas teorias especulativas que, como sócio e adepto que prima pela honestidade, me preocupam seriamente.
Os dois casos têm duas semelhanças decisivas, que não acredito que sejam coincidência: o tipo de doping é o mesmo e consiste na utilização de um produto “mascarante” e não “dopante” – ou seja, sem qualquer melhoramento no rendimento desportivo; há apenas um médico responsável por todas as modalidades, profissional que já foi afastado dos quadros profissionais do clube na sequência do escândalo;

Confesso que não consigo acreditar que uma cabala tenha estas dimensões gigantescas, com CNAD e Secretaria de Estado do Desporto envolvidos – seria, para mim, o fim do Desporto em Portugal –, mas há que dizer que já vi de tudo neste país. Fico, apesar disso, muitíssimo apreensivo com as palavras dos responsáveis do Benfica que divulgam que houve controlo na Selecção Nacional com resultados negativos.
Não estou por dentro do assunto, obviamente, mas acho que seria importante uma posição de força da Direcção sobre o tema, punindo os prevaricadores… os reais prevaricadores. E estou, obviamente, a favor de justas sanções desportivas, pelas entidades responsáveis, aos atletas envolvidos: António Tavares, basquetebolista e Paulo Barata, jogador da equipa de rugby.
É de lei e a lei deve ser para cumprir incondicionalmente!

O doping é algo completamente infame, e incomoda-me que o meu clube esteja associado a algo tão eticamente reprovável. Infelizmente há gente menos idónea que procura justificar outras coisas, desesperadamente, com este tipo de situações no Benfica. É uma pena que a honestidade, real e intelectual, não seja o primordial na sua postura de vida. Há que apurar responsabilidades internamente – o afastamento do médico em causa é o primeiro sinal de coerência – e punir vorazmente quem contribuiu para o enxovalhamento do Benfica na praça pública. A tomada de posição de outros clubes, em situações similares, é-me completamente indiferente, mas há que ter em atenção que este tipo de situações não é exclusivo na Luz… e as pessoas atentas e coerentes sabem-no! Nem vale a pena lembrar os casos, pois não?

#a foto relativa ao rugby não tem Paulo Barata, é apenas decorativa

#adicionado a
O Céu é Encarnado

#publicado em simultâneo com o Encarnados