quarta-feira, fevereiro 14, 2007

"Dinamizar" o Benfica!

Nomes como Adrian Mutu, Cosmin Contra, Viorel Moldovan, Donirel Munteanu, o guarda-redes Stelea, e mesmo Marius Niculae, não são desconhecidos no Futebol Mundial. Todos estes jogadores têm em comum o facto de já terem passado pelo Dinamo de Bucareste, um dos mais prestigiados clubes romenos e que lidera, actualmente, a Liga Romena.
Não será, portanto, um adversário fácil para o Benfica, não só porque têm uma excelente equipa mas também porque a deslocação à Roménia será bastante difícil.
Á semelhança do Benfica, os Red Dogs ficaram em 3º na Liga Romena de 2005/06 mas fizeram sensação nas Competições Europeias, neste caso a Taça UEFA. Ao golear o Everton por 5-1 – agregado de 5-2 –, o Dinamo qualificou-se para a Fase de Grupos, mas falhou a qualificação para os 16 avos-de-final face a Marselha, Levski Sofia e Heerenveen.

O facto de terem o Campeonato parado desde Dezembro – o último jogo do Dínamo traduziu-se numa vitória, por 3-0, no terreno do incógnito Pandurii Lignitul (?!) – poderá facilitar a tarefa na Luz, mas há que ter em atenção que os romenos têm estagiado em Portugal e fizeram, mesmo, alguns jogos com adversários lusos – perderam pela margem mínima com Académica e Vitória de Guimarães e venceram em Leiria, também com um golo solitário.
Tendo seguido a boa carreira do Steaua de Bucareste na Liga dos Campeões deste ano, e verificando que estes se encontram em 2º lugar a 13 pontos dos seus rivais da mesma cidade, não espero uma goleada. Ter em atenção, também, que o 3º classificado Rapid, também de Bucareste, eliminou o Nacional numa recente pré-eliminatória da Taça UEFA. E venceu... na Madeira!
Ao contrário do que diz Fernando Santos, há que resolver a eliminatória já na 1ª mão para não ter de sofrer aquando da deslocação.

Como curiosidade devo dizer que o Dinamo ficou em 2º lugar no Grupo B da Taça UEFA, vencendo o Besiktas e o Bayer Leverkusen por 2-1, em Bucareste, e empatando em Brugge a uma bola. Perdeu apenas o último jogo em Londres, já qualificado, por 3-1 com o líder invicto Tottenham. O avançado Niculescu, de 30 anos, é o melhor marcador da competição, com 10 golos (2 nas eliminatórias).
Venham lá, então, os romenos… de preferência com um Benfica sem aquele hediondo "equipamentozinho" creme!

Estádio: Stefan cel Mare Stadium, 15 mil lugares

Historial (Fundado em 1948): 17 Campeonatos Nacionais (último em 2003/04), 12 Taças da Roménia (última em 2004/05, 5 nos últimos 7 anos), semi-finalista da Taça dos Campeões Europeus em 1983/84 e da Taça das Taças em 1989/90.

Equipa Base (4-4-2): Bogdan Lobont; George Blay, Cosmin Moti, Stefan Radu e Christian Pulhac; Zé Kalanga, Andrei Margaritescu, Adrian Cristea e Catalin Munteanu; Claudiu Niculescu e Ionel Danciulescu (capitão).

Destaque também para o avançado Jean Phillipe Mendy e para o médio Dennis Serban.

Treinador: Mircea Rednic

Confrontos Anteriores (Jogos Oficiais):

1999/00 – 1ª Eliminatória da Taça UEFA
Benfica 0-1 Dinamo Bucareste
Dinamo Bucareste 0-2 Benfica (Maniche e Chano deram a vitória no jogo e na eliminatória)

(Em 1991/92 eliminaram o Sporting da Taça UEFA ao perder por 1-0 em Lisboa, vencendo por 2-0 na Roménia; em 1990/91 foram eliminados pelo FC Porto da Taça dos Campeões Europeus ao perderem os dois jogos por 2-0)

Fotos: AFP – Getty Images, Wikipédia e Stadium Guide

#adicionado a
Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados