segunda-feira, abril 24, 2006

ASSIM SE VÊEM OS ANIMAIS DO COSTUME

«GNR defende Casa do Benfica nos festejos dos adeptos portistas

Um enorme aparato policial defendeu esta noite a Casa do Benfica em Vizela dos excesso de cerca de três dezenas de simpatizantes do FC Porto que em lugar de festejarem com civismo o título conquistado pelo seu Clube, decidiram provocar o simpatizantes do Clube rival.
A festa dos portistas até estava a decorrer ordeiramente com centenas de viaturas devidamente engalanadas com as cores azul-branca do FC Porto a percorrerem as ruas principais da cidade. Só que a partir de determinada hora mais de três dezenas de adeptos do Porto dirigiram-se para a frontaria da Casa do Benfica em Vizela onde aos cânticos de «SLB, SLB, filhos da p... SLB» foram provocando quem estava no interior da Casa do clube rival. Carlos Valente (da Pastelaria Fina) deslocou-se propositadamente para o local para evitar a invasão...até que chegou a GNR.
A GNR de Vizela, que pediu reforços, estacionou meia dúzia de viaturas para impedir qualquer vandalismo numa altura em que as bandeira já batiam nas vidraças da sede. Uma viatura com a "policia de choque" estava de prevenção mas não chegou a intervir e não se registarm quaisquer problema desde a chegada dos homens da autoridade até que todos dispersaram do local.
Os adeptos portistas começaram por se concentrar em frente à sede dos «Dragões do Vale do Vizela» na rua Ferreira Caldas mas à falta de qualquer programa festivo foram arredando dali para em frente à Casa do Benfica. Recorde-se que no ano passado os adeptos do Benfica de Vizela festejaram ordeiramente em frente à sua Casa do título conquistado pelo seu Clube sem que se tivesse registado o mínimo problema e nem mesmo uma única palavra ofensiva foi proferida. Esta é a realidade. O Porto sagrou-se campeõa a cerca de 30 km de Vizela, em Penafiel onde venceu por 0-1.»

«Presidente da Casa do Benfica indignada com violência dos adeptos portistas

Em relação à notícia publicada neste diário que dá conta da atitude incorrecta de adeptos portistas para com a Casa do Benfica em Vizela e que mereceu a presença da GNR de Vizela e de outros quartéis, recebemos da presidente da Direcção da Casa do Benfica, Drª Maria do Resgate Salta a seguinte nota: «Não foram 3 dezenas, mas sim 3 centenas de adeptos do FCP que armaram os distúrbios. E não foram só as bandeiras a bater nos vidros, mas também outros objectos, para além das ameaças dirigidas às pessoas que saíam da Casa do Benfica e aos que se encontravam lá dentro. Na qualidade de Presidente já fiz um comunicado que posteriormente vou enviar para ser publicado. Cenas deploráveis, que até a GNR de Penafiel se admirou e repudiou, que ficam mal para o nosso Concelho.»