terça-feira, abril 18, 2006

Pelo menos isto...

A derrota do Braga ontem permitiu-nos garantir para já o 3º lugar final no campeonato. Este lugar permite ir à 3ª pré eliminatória para a próxima edição da Liga dos Campeões. Se não for possível o 2º lugar do mal o menos garantimos a possibilidade de irmos à LC. A diferença em relação às duas últimas idas a esta pré-eliminatória é o facto de sermos cabeça de série quase garantidamente.
Neste gráfico está representado a evolução da posição do GLORIOSO no ranking da UEFA desde 99 a 2008. No ínicio da próxima epoca os pontos do ano de 2002 são retirados e com isso passamos da posição 34 para a posição 26. Analisando os clubes que estão à nossa frente vemos que: Milão, Barcelona, Juventus, Lyon, Andrades, Manchester, Chelsea, PSV, Bayern tem entrada directa na LC, Newcastle e Estugarda dificilmente acabarão nos primeiros lugares nos seus campeonatos consequentemente sem possibilidade de ir à pré-eliminatória. Se verificar isto é garantido que seremos cabeças de série no sorteio. Claro que isso não é garantia de passagem assegurada à fase de grupos e aos milhões de euros. Não podemos esquecer que pode calhar o colosso Artmédia...
Claro que tudo isto só se equaciona se não chegarmos ao segundo lugar. Ainda bem que temos esta motivação senão iriamos ter um final de epoca muito mais penoso.

PS: Um mérito não podemos tirar ao Koeman: o de matador de borregos. Este ano só na Invicta matou dois borregos, pena não ter arte e engenho em muito outros jogos contra equipas mais acessíveis..