sábado, março 04, 2006

Deixem jogar o Mantorras!


Ronald Koeman afirmou que não conta com o angolano Pedro Mantorras até ao final da época e que se deve pensar no futuro do jovem avançado de 24 anos no Benfica. Para o holandês a melhor solução será um empréstimo ou a possível venda do talento africano já na próxima época.

Tendo em conta que o treinador do Benfica ainda não me convenceu desde que está em Portugal acho demasiado presunçoso da sua parte afirmar tais coisas de um símbolo do clube. É verdade que o Mantorras este ano não tem estado ao seu melhor nível mas certamente não podemos dizer que teve todas as oportunidades para o demonstrar – ao contrário de Beto por exemplo. E não é por uma época menos boa que se deixa de dar uma oportunidade a um jogador – Nuno Gomes há muito tempo que já não estaria no clube.

Analisando ainda o tipo de opções que o Benfica tem para a linha avançada ainda fico mais estarrecido com esta decisão. Há Nuno Gomes – mais um número 9,5 que um 9, Marcel – desastrado até agora e apenas no clube por empréstimo, Miccoli – fabuloso jogador mas infeliz até agora e mais um número 10 além de também estar no clube por empréstimo, e Geovanni – em 5 anos de clube só em 5 ou 6 jogos jogou a ponta-de-lança.

Outra situação associada ao Mantorras é o enorme carinho que os adeptos, eu incluído, tem por ele devido à sua complicada história no clube. Não esquecendo ainda a enorme importância do angolano no título da época passada.

Sendo assim qual a legitimidade do treinador em dispensar um jogador do tipo de Mantorras? Na minha opinião, nenhuma! É, para mim, preferível dispensar o treinador em vez do angolano.

PS: E se esta decisão já tinha sido ponderada antes porque não emprestaram o jogador no mês de Janeiro que passou. Porquê sujeitá-lo a 3 meses sem jogar quando poderia estar já a rodar noutro clube até ao final da época? Que incompetência!